Translate

segunda-feira, 31 de março de 2014

POST 089/2014 - VAMOS BRINDAR? SALUTE!!!


Olá... Nada como um domingo para saudarmos uns aos outros... O domingo ficou consagrado ao encontro familiar, ao encontro com os amigos e também ao encontro com novos amigos e foi pensando em tudo isso que cliquei o abridor acima, o qual trago para o Blog hoje.  Esta peça  já está na família há mais de 40 anos e ainda deverá chegar a próxima geração.

O abridor acima traz em alto relevo em sua superfície (e em ambos os lados) o brinde, que para nós é "Saúde", só que em várias línguas, como se brindássemos com o Mundo: Salute (Itália), Salud (Espanha), Sante (França), Kan Bei (China), Skal (Suécia e Dinamarca), Cheerio (Inglaterra), Prosit (Alemanha), Kia-ora (Nova Zelândia), Here's to you (EUA), Kasôgta (Groelândia), entre outras que não consigo transcrever pela dificuldade de não ter as letras no computador.

O brinde é, por definição, o ato de beber a saúde de alguém. Em diferentes culturas e civilizações, as pessoas confraternizam e comemoram bebendo, sendo esta uma antiga tradição dos homens.  Brindar, erguer um brinde, este é um gesto que se tornou comum e repetimos inúmeras vezes ao longo de nossas vidas. Brindamos não somente  à saúde, mas às conquistas, aos encontros e reencontros, às celebrações e, principalmente, à alegria! 

Sabemos que na sociedade contemporânea, brindar é um gesto elegante de expressar a satisfação de compartilhar um momento, mas a história está repleta de fatos curiosos sobre a tradição de brindar.

Para os romanos, brindar era uma forma de misturar as bebidas: o choque entre as taças transferia o líquido de uma para a outra, significando uma estratégia para evitar o envenenamento e por acreditarem que com o próprio impacto,  o veneno se depositaria no fundo da taça. 

Na Grécia antiga, a exclamação “saúde!” significava a promessa de que a bebida não estaria envenenada, enquanto que em outras culturas, o brinde durante a refeição utilizando da mesma saudação, era pela precariedade na conservação dos alimentos:  frequentemente as pessoas adoeciam por causa da comida.

Alguns dizem que o som da batida das taças veio para completar os outros quatro sentidos já envolvidos na degustação de uma bebida.

A tradição diz que é importante beber após o brinde, mesmo que se esteja bebendo água, pois fica deselegante devolver o copo à mesa sem completar o gesto. Outros mais radicais praguejam que brindar sem beber, traz sete anos sem poder.

O importante de tudo isso é que nos  acontecimentos mais importantes de nossas vidas há de se ter um brinde.  Em almoços e jantares íntimos, casamentos, batizados, vitórias, pelas amizades ou mesmo por momentos simples de alegria, as pessoas costumam pedir algo para beber, levantar os copos e saudar-se antes de, com saliva na boca e com felicidade no coração, dar o primeiro gole.

Mas ao beber, seja consciente e beba com moderação e claro, se beber não dirija.

Até a próxima,
                        Amo vocês,
                                          Marcel Peixoto.

Nenhum comentário: