Translate

quinta-feira, 20 de março de 2014

POST 078/2014 - FAMÍLIA DE PEIXES, PEIXOTOS SÃO


Olá... O quadro acima,  retratado hoje para ilustrar o nosso Blog, está em minha sala de jantar e é muito significativo para mim, principalmente por representar uma família de peixes.

Quando adquiri o mesmo, pensei no meu bisavó que trouxe de Portugal o nome da família Peixoto para o Brasil.  Simbolicamente eu leio o quadro da esquerda para a direita, da seguinte forma:  o primeiro peixe, que puxa o cardume, seria o meu Bisavó Peixoto, que imigrou para o Brasil trazendo a família.  

Já no Brasil o seu filho e meu avó Manoel Peixoto,  conheceu minha avó Venina e se casaram, formando o primeiro casal Peixoto do quadro, o segundo casal seria o meu pai Edyr Peixoto que se casou com minha mãe Ariete, formando o segundo casal Peixoto do quadro.   Finalmente eu Marcel Peixoto me casei com a Claudia, formando o terceiro casal do quadro e gerando a nossa filha Ana Peixoto que fecha o cardume (por enquanto, espero...).

Ao pesquisar sobre a origem do nome Peixoto em Portugal cheguei a uma estória muito interessante.  Conta a estória que na época da invasão dos Mouros a Europa, havia um reino bem próximo ao mar, protegido por uma fortaleza enorme e quase que intransponível. Como os Mouros não conseguiam entrar na fortaleza o chefe ordenou que cercassem a mesma, impedindo que qualquer alimento entrasse, esperando assim a rendição do Rei.

E assim foi feito... As reservas de comidas estavam já muito escassas,  mas o Rei resistia sem querer entregar o seu reino. Até que um dia, uma ave pescadora com um peixe, que acabara de pescar, em suas garras,  sobrevoava a fortaleza quando deixou o peixe escapar, deixando-o cair no meio da fortaleza.  O Rei ao ver o peixe fresco, teve uma ideia...  Mandou que o referido peixe fosse preparado com as iguarias que ainda restavam em sua dispensa e mandou um convite para o chefe dos Mouros para um jantar dentro do reino.

O chefe Mouro ficou curioso com o convite, visto que com o bloqueio imposto já não deveria ter mais alimento no reino e aceitou o convite,  Ao entrar no reino,  o chefe Mouro foi recebido com todas as pompas de um chefe de Estado e lhe foi servido o pequeno peixe fresco... A surpresa do chefe foi imediata, como eles poderiam ter um pequeno peixe fresco e com muita admiração ao Rei fez um acordo,  liberando a fortaleza do bloqueio e decretando o reino de Peixoto (o sufixo oto equivale a tamanho pequeno - logo, peixe pequeno) como um reino amigo e livre.

Deste dia em diante todas os nascido no reino adotaram o sobrenome de Peixoto, sendo esta a origem de nosso nome.  Com o tempo o sobrenome se espalhou para todo Portugal e de lá para o Brasil.

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                        Marcel Peixoto.


Nenhum comentário: