Translate

domingo, 23 de março de 2014

POST 081/2014 - CHOVE CHUVA


Olá... Final de semana, pleno sabadão e contrariando as expectativas de quem queria curtir a noite tranquilamente, São Pedro manda uma bela chuvarada...

Da minha varanda, vendo a chuva cair forte resolvi registrar a mesma e a melhor forma que encontrei foi apontando a lente para o refletor de luz do poste ao lado e consegui a imagem que vocês veem acima. Um pouco mais cedo, já havia resgatado minha filha que retornava do Rio e a levado para uma festa, mas nesta hora a chuva estava fraca. Como ainda teria que buscá-la novamente, comecei a me preocupar com o aumento da intensidade da chuva. 

A medida da precipitação é denominada pluviosidade. Em outras palavras: quando a água das nuvens se aglutina e forma chuva, tem-se o fenômeno da precipitação, e quando se mede a quantidade de água da chuva que, devido à precipitação, acumulou-se em determinado local durante um determinado período de tempo, tem-se a "pluviosidade" ou "medida da precipitação".

Esta medida é feita baseado na quantidade de litros de água que caem sobre uma determinada área em determinado tempo (x litros / metro quadrado em 24 horas, por exemplo), ou simplesmente traduzida em milímetros por tempo. A pluviosidade é geralmente medida com um instrumento denominado pluviômetro. O funcionamento do pluviômetro é bastante simples: a boca de um funil de área conhecida coleta as gotas de chuva e as acumula em um reservatório colocado abaixo do funil; então, a intervalos regulares (1 vez por dia, 4 vezes por dia etc.), um observador utiliza uma pipeta com escala graduada para coletar uma amostra e medir o volume d'água que foi acumulado no período. Por exemplo: ele pode medir e constatar que nas últimas 24 horas caíram 25 milímetros de chuva.

Após a medição podemos identificar a intensidade de precipitação da chuva, a qual é classificada de acordo com a tabela abaixo:
  • Chuva fraca: quando a taxa inferior a cinco milímetros por hora (mm/h);
  • Chuva moderada: quando taxa está entre 5 e 25 mm/h;
  • Chuva forte: quando taxa está entre 25 e 50 mm/h;
  • Chuva muito forte: quando taxa é igual ou superior a 50 mm/h.
A situação de Nova Iguaçu, no que tange a escoamento das águas de chuva está tão crítica que qualquer chuva de moderada a forte, já é suficiente para alagar nossos ruas. E no auge da chuva o telefone toca, é a filha pedindo para ser resgata a ainda uma carona para um casal de amigos, que realmente mereciam, pois estavam com a filhinha de cinco meses. 

Como não basta ser pai... Lá vou eu, nas primeiras horas de domingo, enfrentar as ruas alagadas para atender aos apelos de Ana. No retorno, para piorar,  havia faltado luz e tivemos que desmontar o portão da garagem (que é automático) para conseguir entrar com o carro. Faz parte...

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                          Marcel Peixoto.

Nenhum comentário: