Translate

sábado, 29 de março de 2014

POST 087/2014 - DA REDE DE DORMIR À REDE MUNDIAL DE COMPUTAORES


Olá... Sexta-feira enfim, final de semana chegando e nada mais justo que um descanso depois de uma semana árdua de trabalho. Coloquei minha rede baiana na varanda,  fui relaxar, peguei o Ipad e entrei na Net.  Neste momento descobri que estava na rede duas vez, deitado e viajando...

A nossa rede é muito mais antiga que a rede de computadores, podemos dizer então que os índios inventaram a rede, que foi aprimorada pelos baianos e finalmente expandida ao mundo pelos americanos, que loucura... As duas nasceram com funções bem distintas, mas um dia elas se fundiram e isso aconteceu hoje em minha varanda.

A rede de descanso ou rede de dormir é um utensílio doméstico de origem indígena, que originalmente era feita com cipó e lianas. Chamadas de hamaka. Consiste numa espécie de tecido com alças. Durante o Brasil colônia era muito utilizada para dormir, enterrar os mortos no meio rural e como meio de transporte, onde os escravos carregavam os colonos em passeios pela cidade e até em viagens, as mulheres dos colonos adaptaram a técnica indígena às suas varandas, passando a fazer as redes em algodão (tecido mais compacto), enfeitadas com franjas.

Na região nordeste, a rede ainda é muito utilizada para dormir em substituição à cama, sendo também tradicionalmente utilizada para descanso em casas de praia (casas de veraneio). Notadamente, os baianos adoram este ornamento e a função primordial da rede é descansar. 

Já a rede de computadores, tem inúmeras outras funções, mas no final de um dia de trabalho, entramos na rede, assim como deitamos na rede, para relaxar...

A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam idéias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial. 

A década de 1990 tornou-se a era de expansão da Internet. Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator.O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços on line contribuíram para este crescimento. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes passaram a buscar informações para pesquisas escolares, enquanto jovens utilizavam para a pura diversão em sites de games. As salas de chat tornaram-se pontos de encontro para um bate-papo virtual a qualquer momento. Desempregados iniciaram a busca de empregos através de sites de agências de empregos ou enviando currículos por e-mail. As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas on line dispararam, transformando a Internet em verdadeiros shopping centers virtuais.

Nos dias atuais, é impossível pensar no mundo sem a Internet. Ela se tornou parte dos lares de pessoas do mundo todo. Estar conectado a rede mundial passou a ser uma necessidade de extrema importância. A Internet também está presente nas escolas, faculdades, empresas e diversos locais, possibilitando acesso as informações e notícias do mundo em apenas um click.

Eu concordo plenamente que toda casa tem que ter a Net (americana) e a Rede (brasileira), assim o descanso é completo.

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                         Marcel Peixoto.

Nenhum comentário: