Translate

quarta-feira, 26 de março de 2014

POST 084/2014 - NÃO SE FAZEM MAIS PAPELARIAS COMO ANTIGAMENTE...


Olá... Hoje estou novamente saudoso, pois encontrei a embalagem de papel da Casa Mattos e resolvi trazê-la para o Blog, pois tenho certeza que muitos amigos contemporâneos irão se lembrar desta papelaria que tanto marcou as nossas vidas.

A embalagem está um pouco amarelada, pois a mesma deve ter aproximadamente trinta anos, sei lá... Registrei a foto acima, sem me preocupar muito em melhorar a aparência do papel, justamente para relembrar o passado.

A Casa Mattos Papelaria e Livraria S.A, tem seu registro de 1966.  Contudo,  conta-se que a Casa Cruz, que foi fundada em 1893, teve como funcionário o Sr. Mattos, este  acabou por casar-se com a filha  do Sr. José Rodrigues Cruz, e assim fundou em seguida a sua própria papelaria, a Casa Mattos, bem ao lado da empresa do sogro, onde hoje é a Rua Ramalho Urtigão, bem no centro do Rio de Janeiro.  Diante destas datas desencontradas, não sei quando nasceu e nem me lembro quando fechou a nossa homenageada de hoje.

Mas, eu me lembro muito bem é da Casa Mattos iguaçuana... Ela era uma loja de esquina, exatamente onde funciona hoje a C&A do centro de  Nova Iguaçu, e ao entrar via-se a esquerda uma suntuosa escadaria que dava acesso ao 2º andar, onde ficavam os brinquedos. Aliás, foi exatamente nesta loja que minha madrinha comprou um presente para mim, que marcou a minha infância, meu autorama (era uma pista oval com 2 carrinhos, que me fazia muito feliz em brincar com ele).

O primeiro andar da loja ficavam os livros e artigos de papelaria, ao fundo ficavam as tintas e pincéis e ainda algumas salas, onde eram ministrado cursos para os clientes, que compravam material na loja e ficavam isentos de pagamento pelos mesmos.

Haviam várias pranchetas de desenho, que mexiam comigo, pois já naquela época, sonhava em ser engenheiro. As lapiseiras, os nanquins, as canetinhas coloridas que eram o máximo e ainda as caixas de lápis de cores. Blocos de desenho e cadernos se misturavam pelas inúmeras prateleiras. Os funcionários uniformizados e muito educados, tudo isso junto formava  um mundo lúdico,  que somente hoje consigo perceber.  

Saudades...

Quem lembrar de mais detalhes e quiser compartilhar conosco, é só deixar o comentário no Post...  

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                       Marcel Peixoto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Trabalhei no escritório central, quando era na rua Marins e Barros, depois o escritório passou no para Rua Pirangi, Olaria, trabalhei alguns anos e depois me aposentei. Trabalhei 22 anos. Saudades....