Translate

quinta-feira, 6 de março de 2014

POST 064/2014 - É SINGER, MAS O QUE É ISSO?


Olá... Está valendo um doce para quem descobrir que objeto é esse e para que ele serve... É sério, já pesquisei na internet e não consegui identificá-lo e nem achei nada parecido. Esta peça que hoje serve de decoração, pertencia a minha saudosa mãe e certamente teve alguma utilidade à ela.


Como minha mãe foi costureira em algum momento de sua vida, imagino que isso serviu à ela dentro desta profissão, pois o objeto nos dá uma pista certeira que é o nome SINGER - USA, o qual identifica com precisão o segmento de corte e costura. 

Singer Corporation é uma fabricante de máquinas de costura, que iniciou suas atividades nos Estados Unidos. Foi fundada com o nome I.M. Singer & Co em 1851, pelo empresário e inventor Isaac Singer e o advogado nova-iorquino Edward C. Clark. A companhia, a Singer possui hoje quase 10 mil funcionários e é líder na maioria dos mercados em que atua.

A construção da primeira máquina de costura Singer, há mais de 150 anos, representou o ponto de partida de uma evolução que proporcionou a todas as mulheres, em todos os pontos do globo, os meios para realizarem suas tarefas de costura de forma mais produtiva, reduzindo os custos e o tempo despendido na confecção de roupas, além de ser uma profissão que a mulher poderia desenvolver dentro de sua própria casa, dividindo as tarefas profissionais e domésticas.

Visando facilitar a compra das máquinas, a Singer foi pioneira na introdução do sistema de vendas a prazo. A empresa cresceu no mercado mundial e o nome Singer se firmou como sinônimo de máquina de costura.

A história da Singer do Brasil se confunde com a própria história do país. Tudo começou em 1858, quando foi aberto no Rio de Janeiro, na rua Ouvidor nº 63, o primeiro ponto de vendas das máquinas de costura no Brasil. Trinta anos depois, a Princesa Isabel concedeu autorização para a Singer funcionar no Brasil. O escritório central continuaria no Rio de Janeiro e foram abertas novas filiais: Niterói, Campos, São Paulo, Salvador, Recife e Pelotas. Nesta época, a Singer introduziu no Brasil o sistema de vendas a crédito, com pagamentos semanais de um mil réis.

Em 1951, enquanto a Singer Mundial comemorava 100 anos de existência, iniciava-se a construção daquela que seria a primeira fábrica de máquinas de costura da América Latina em São Paulo. A construção foi rápida e, em 14 de maio de 1955, foi inaugurada, pelo então Presidente do Brasil, Café Filho, e pelo governador do Estado de São Paulo, Jânio Quadros, a Companhia Industrial Palmeiras de Máquinas e Móveis.

Na época da inauguração, a Singer empregava 548 pessoas. O crescimento foi tão rápido que, em 1958, a fábrica fazia a sua primeira exportação de 200 máquinas para o Chile. As vendas aumentavam e puxavam a produção. Novos produtos foram desenvolvidos e lançados no mercado brasileiro e a fábrica foi ficando pequena. Essa situação determinou um plano de expansão e a criação de outras duas unidades: a fábrica de Agulhas, em 1968, na cidade de Indaiatuba, e a Singer do Nordeste, localizada em Juazeiro do Norte/CE, inaugurada em 1997.


Uma bela história de sucesso, muito ligada a nosso país, máquinas de costuras sim, mas e o objeto, para que servia?  Vamos ficar sem saber, até que alguém nos socorra com algum comentário esclarecedor.

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                        Marcel Peixoto.

Nenhum comentário: