Translate

domingo, 16 de março de 2014

POST 074/2014 - UM CÉU DE ANTENAS



Olá... A paisagem de nossas cidades já não são mais as mesmas, além dos prédios que verticalizaram a nossa forma de olhar o mundo, hoje encontramos outros elementos que sobem em direção ao céu e nos fazem cada vez mais olhar para cima.

Um bom exemplo disso é são as antenas de telefonia celular, como a da foto ao lado que foi feita neste sábado na esquina da casa de uma amiga. Fomos buscá-la mas chegamos um pouquinho antes dela estar pronta e na espera, comecei a olha ao redor. O que primeiro me chamou a atenção foram as duas palmeiras da casa, mas por trás das mesmas um "tronco" ainda maior, que subia muito mais alto - era uma antena de celular.

As antenas de celular viraram um bom negócio para os proprietários dos terrenos onde elas habitam. É pago um aluguel, normalmente bem acima do mercado, para se ter a permissão de instalação e é feito um contrato, normalmente de longo prazo, para mantê-las ali por um bom tempo.

Especialistas divergem sobre os efeitos à saúde causados por torres e antenas de telefonia celular. Alguns consideram cancerígenos os efeitos que a radiação das antenas, existentes nestas torres,  pode causar às pessoas que estão expostas às suas ondas continuamente. Contudo a não comprovação destes malefícios, torna-se o argumento final daqueles que não acreditam  em  problemas para a saúde humana. 

Um estudo recente desenvolvido na Universidade de Essex, no Reino Unido, comprova que as torres de telefonia móvel de modo algum causam problemas à saúde e que os efeitos verificados são de ordem psicológica, advindos do medo que as pessoas desenvolvem por saberem que estão próximas a torres que emitem determinada radiação.

Mas no fundo o que fala mais alto é o valor do aluguel que os proprietários embolsam, se têm medo, mudam de endereço, mas não abrem mão de receber poupuda mesada. Pena que quem escolhe os locais são as operadoras...

Até a próxima,
                     Amo vocês,
                                       Marcel Peixoto

Nenhum comentário: