Translate

domingo, 9 de março de 2014

POST 067/2014 - ENGARRAFAMOS, MAS NÃO NO TÚNEL...


Olá... Retornando da Barra da Tijuca, trânsito ruim, mesmo sendo um sábado no início de noite.  A foto foi feita dentro do Túnel da Covanca (Túnel Engº Raymundo de Paula Soares) em plena Linha Amarela, com um princípio de engarrafando no final do túnel em função da chegada ao pedágio.

Entretanto, a LAMSA tem uma preocupação grande com engarrafamentos dentro do túnel e para tanto criou a "operação túnel livre".   Esta tem por objetivo evitar que os veículos fiquem retidos no interior do túnel; embora possua um sofisticado sistema de controle ambiental, que administra o acionamento de 41 moto-ventiladores e monitora em tempo real os níveis de monóxido de carbono, muitas pessoas são sensíveis a permanecer em locais fechados.

A operação é colocada em prática sempre que o fluxo de veículos se intensifica, fazendo com que a retenção se concentre dentro do túnel da Covanca: neste momento são interditadas até duas faixas da via em uma das extremidades, antecipando a fila para fora e não para dentro do túnel.  Esta medida foi planejada pela equipe de Operação Viária que testemunhou situações em que pessoas abandonaram os veículos, tomadas pelo medo de estarem confinadas. Portanto, se o usuário tem que passar pelo desconforto de uma retenção, que seja a céu aberto, num local mais seguro.

É uma pena que não temos boas idéias como esta para resolver o caos no trânsito que se instalou na Cidade do Rio, principalmente após o início de várias obras e dos desmandos de uma Prefeitura desvairada, que resolve demolir a uma Perimetral, que foi construída há anos atrás,  para justamente desafogar o trânsito. 


A Cidade do Rio de Janeiro tornou-se uma das piores cidades do mundo para se transitar de carro.  Para quem abrigará a final da Copa do Mundo daqui a alguns meses e dois anos depois as Olimpíadas, deveríamos estar com nossa infraestrutura viária melhor resolvida. Só nos resta rezar...


Mas por favor, rezem ou orem corretamente, pois a Cidade do Rio de Janeiro pediu Paz e foi mandado Paes...  Um terrível engano, que ainda vai durar até 2016...

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                        Marcel Peixoto.




Nenhum comentário: