Translate

terça-feira, 4 de março de 2014

POST 062/2014 - BRINCADEIRAS DAS ANTIGAS NA SAPUCAÍ


Olá... O Blog continua em ritmo de Carnaval e na Globo... Hoje, segundo dia de desfile, teremos mais tarde a Gloriosa Portela, mas vamos falar um pouco do desfile da simpática União da Ilha do Governador.  A Ilha é mais ou menos igual ao América no futebol, todo mundo torce por ela, depois de sua escola de coração...

Mas quero me deter ao enredo escolhido pela escola "É brinquedo, é brincadeira, a Ilha vai levantar poeira". Abrindo o Baú da infância,  a Ilha mostrou brinquedos e brincadeiras que ficaram em nossas memórias. E a partir deste desfile viajei no tempo voltando aos idos anos 70, época de minha infância e de vários amigos que acompanham o Blog.

Identifiquei no desfile vários brinquedos de meu tempo, o forte-apache, o dominó, o jogo de varetas, cavalo-de-pau, peteca, a eterna bola, os cubos de madeira para fazer casinhas, as bonecas das meninas, as fofoletes, o jogo de futebol de botões, o Genius, etc...  Estes brinquedos nos obrigavam a utilizar a nossa imaginação, tal a simplicidade dos mesmos.

Fora os brinquedos, as brincadeiras de rua também eram o máximo.  Era chegar da escola, almoçar, fazer o dever de casa (quando fazia) e rua... Fora o futebol, haviam as queimadas, a gude, a pipa e ainda aquelas mas complexas como a carniça, o garrafão, bente que bente ao frade, polícia e ladrão e os piques (esconde, alto, baixo, tá...), nossa se eu ficar aqui lembrando não paro mais...

O lançamento do Atari já apontava para o futuro que vivemos hoje.  Com o surgimento dos jogos eletrônicos, cada vez mais essa relação de brinquedos e brincadeiras foram ficando para trás, desprezadas como coisas obsoletas. E a necessidade de se imaginar também foi caindo em desuso, visto que a tecnologia proporciona tudo para o jovem.

Não fosse a bola, impulsionada pela força do futebol, poderíamos dizer que a totalidade de nossos jovens tornaram-se sedentários, reféns dos playstations, dos computadores e mais recentemente dos tablets e celulares, resumindo seu mundo as quatro paredes de seus quartos ou salas.   Hoje, somente o esporte pode salvar a nossa juventude e fazer com que ela se movimente.

Vamos torcer para que as coisas  mudem,,,

Até a próxima,
                       Amo vocês,
                                          Marcel Peixoto                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            




Nenhum comentário: