Translate

sexta-feira, 7 de março de 2014

POST 065/2014 - ESSE TRIO ALÉM DE SALADA DÁ O QUE FALAR...



Olá...  Estava eu tranquilo (nem tanto, procurando o que fotografar...) passando pela cozinha quando avisto o pratinho acima, preparado para virar uma saladinha em alguns minutos, não perdi tempo, peguei a câmera e fiz a foto acima.

Com fome tudo parece mais apetitoso, mas os ingredientes acima servem para fazer um molho muito apreciado, que praticamente dispensa apresentação, mas se alguém desconhece, estou falando do molho a vinagrete ou molho campanha, que é um tipo de molho típico da culinária brasileira, preparado exatamente com cebola, tomate e pimentão picados (em cubos de preferência)  e misturados com vinagre, azeite e sal, comumente usado para acompanhar churrascos.  No caso específico, acompanhou um espetinho de frango...

Mas por falar neste molho, me lembrei de uma estória que um garçom de um restaurante tradicional aqui de Nova Iguaçu me contou, eu havia pedido um prato que acompanhava este molho e daí surgiu o assunto... Segundo ele, algumas pessoas pedem a ele "aquele molho que acompanha", ao invés do correto molho campanha, mas até aí tudo bem, o pior estava por vir.

Um domingo, horário de almoço, restaurante lotado... aquela correria.  Em uma mesa, uma loira o chama para lhe fazer um pedido, que até hoje ele não esquece, palavras da loira: "O Sr. poderia me trazer aquele molho Vira Gretchen?"  A princípio ele foi pego de surpresa e não entendeu - Como? A loira repetiu, "eu quero um molho Vira Gretchen, vai me dizer um restaurante chique como esse não tem molho Vira Gretchen?" A reação dele não poderia ser outra, saiu correndo para que ela não percebesse que estava gargalhando... Chegou na cozinha e parou todo mundo contando o caso... passado um tempo ele retornou a mesa com o molho vinagrete que a cliente queria, mas não conseguiu parar de rir até o dia seguinte. São coisas da vida.

Este molho também deixou profundas marcas na minha adolescência, minha mãe adorava fazer um vinagrete, mas ela sempre caprichava na cebola... Um sábado, tinha aula extra a tarde (pré-vestibular) e havia uma semana que eu estava namorando a Claudia (minha esposa) que também estudava na mesma escola. Acabei de almoçar e partir para a aula, mas antes encontrei a namoradinha e não perdi tempo, mandei aquele beijão... assim que ela voltou a respirar, ela me fez uma pergunta, que até hoje ressoa em minha mente: "Você comeu cebola hoje?"

Imaginem, um rapazinho querendo impressionar e tomar essa? Antes que eu enfiasse a cabeça no primeiro buraco que encontrasse, ela me beijou novamente e ao final do beijo disse outra frase: "Ainda bem que eu adoro cebola".  Neste momento eu percebi que havia encontrado a mulher da minha vida. Trinta e três anos depois estou aqui contando confidencialmente isso à vocês. O segredo do sucesso: Transparência.

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                         Marcel Peixoto




Um comentário:

Anônimo disse...

Q história engraçada e com um final lindo e duradoura !!