Translate

sexta-feira, 21 de março de 2014

POST 079/2014 - UMA CAIXINHA COM MUITA HISTÓRIA


Olá... Hoje comecei a noite pensado no que eu traria para apresentar no Blog, pois  foi um dia corrido e eu não tive tempo de fazer uma foto externa. Assim sendo, teria que fazer a foto de algo em casa. Como de costume, comecei a transitar e olhar ao redor buscando algo interessante para trazer à vocês, até que localizei a linda caixinha acima.

Fiz a foto de forma vertical, para mostrar a tampa da mesma, que na verdade mais parece uma Mandala. A Mandala é a palavra sãnscrita que significa símbolos. É uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. De fato, toda mandala é a exposição plástica e visual do retorno à unidade pela delimitação de um espaço sagrado e atualização de um tempo divino. Nas sociedades primitivas, o ciclo cósmico, que tinha a imagem de uma trajetória circular (circunferência), era identificado como o ano. Mandala é uma circunferência usada como arte pelos antigos povos. A mandala ainda é criada no presente geralmente usando compasso.

Mas se são curiosos como eu, devem estar se perguntando o que afinal veio dentro desta caixa, e confesso que dificilmente alguém acertaria, a resposta é Turkish delight. Antes de explicar o que é isso afinal, preciso confessar que esta caixinha veio da Turquia e foi um presentinho de minha irmã para minha esposa.

Turkish delight ou traduzindo:  delícia turca, manjar turco, bala de goma (Síria/Árabe) ou ainda mais conhecido como lokum ou loukum - é uma sobremesa turca feita de maisena e açúcar.  Tem geralmente sabor de água de rosas ou limão, o que dá a sua cor rosa pálido característica. É macio, com consistência de geleia e coberto com açúcar de confeiteiro para não endurecer rápido.

O doce ganhou notoriedade recentemente pela versão cinematográfica da obra de fantasia de C. S. Lewis, As Crônicas de Nárnia.  No segundo livro das Crônicas e primeiro filme (O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa), quando Edmundo Pevensie  entra em Nárnia e conhece a Feiticeira Branca, ela conquista sua confiança com um pouco de manjar turco enfeitiçado. Para quem leu ou assistiu, deve ser mais familiar.

Originalmente, mel e melaço eram seus adoçantes, água e farinha foram os agentes de ligação, com  água de rosas, casca de limão e laranja amarga como os sabores mais comuns (vermelho, amarelo e verde). Lokum foi introduzida na Europa Ocidental no século 19. Um britânico desconhecido, supostamente tornou-se muito afeiçoado a essa iguaria e durante suas viagens para Constantinopla,  comprava várias caixas do doce, para serem enviados de volta para a Grã-Bretanha sob o nome de prazer turco. Assim, tornou-se uma grande délicatesse na Grã-Bretanha e em todo Continental Europeu para a sociedade de classe alta. Durante este tempo, tornou-se uma prática entre os socialites de classe alta a troca de peças de "prazer turco" embrulhados em lenços de seda como presentes.

Incrível como uma simples caixinha pode trazer em seu simbolismo, tanta história...

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                        Marcel Peixoto.

Nenhum comentário: