Translate

segunda-feira, 3 de março de 2014

POST 061/2014 - VAI TREMER, O CHÃO DA SAPUCAÍ VAI TREMER


Olá... Domingo de Carnaval, primeiro dia de desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro e já a primeira escola a desfilar, a Império da Tijuca, previu no seu samba e fez acontecer na Sapucai... " Vai tremer, o chão vai tremer, é nó na madeira, segura que eu quero ver". Não pude ir ao desfile este ano, mas fiz o registro do mais belo carro da Império da Tijuca, via HDTV.

A Avenida Marques de Sapucaí, outrora uma rua qualquer da cidade do Rio de Janeiro, foi imortalizada pela genialidade de nosso arquiteto maior Oscar Niemeyer, ao transformá-la em Passarela do Samba.  A partir de 18 de fevereiro de 1987 recebeu o nome oficial de "Passarela Professor Darcy Ribeiro", numa homenagem ao grande mentor da obra, o antropólogo Darcy Ribeiro.

O  Sambódromo, como ficou conhecida a referida passarela, completa este ano 30 anos.  Sua inauguração foi em 1984 e eu estava lá como a minha namorada (hoje esposa), prestigiando o evento.  A partir deste ano, o desfile passou a ser dividido em dois dias, domingo e segunda-feira, e tivemos 2 campeãs (a Portela e a Mangueira), sendo a Mangueira acabou consagrada a Super Campeã com um Enredo em homenagem a Braguinha: "Yes nós temos Braguinha".

Neste ano aconteceu um instante único no Carnaval carioca, a Mangueira, última a escola a desfilar, mexeu tanto com a torcida que mesma não arredou o pé do Sambódromo pedindo bis ao final do desfile, ai o inusitado aconteceu,  a Mangueira deu meia volta e retornou em direção a arquibancada 1, que em êxtase invadiu a pista e bailou com a escola.  Eu, como portelense, mas principalmente como bom admirador do Carnaval, caí no samba com a multidão invadindo a pista também... Momento máximo do samba...   A democracia se manifestando através do samba.

Depois da inauguração, retornei várias vezes ao Sambódromo, em vários pontos da Avenida, mas nada supera o conforto e a mordomia dos camarotes. Quando se chega a ir nesta condição, não se quer outra vida...  

Trinta anos depois, a Mangueira faz um belo desfile, mas ainda acanhado para ser de novo campeã.

Que vença a melhor...

Até a próxima,
                       Amo vocês,
                                         Marcel Peixoto.



Nenhum comentário: