Translate

segunda-feira, 24 de março de 2014

POST 082/2014 - CAFÉ, CAFÉ, CAFÉ...


Olá...  O café está tão presente na minha vida que hoje ele retorna o Blog, com a foto acima, que fiz antes de degustar o delicioso expresso.  Provavelmente, depois da água esse é o liquido mais consumido por mim.

Uma das coisas que encanta no café, não é simplesmente o ato de degustar, mas o aroma que ele exala, sendo este, na minha opinião, o encanto que nos faz querer experimentar o líquido.  Quem conhece o cheirinho do café, pode olhar para foto, se concentrar, que irá sentir pela tela o referido aroma (ele já deve estar registrado no seu cérebro).

O café, até chegar nesta xícara, passa por várias etapas após o seu plantio, a começar pela colheita. Existem diferentes técnicas de colheita, adotadas conforme as condições encontradas nas regiões produtivas. O tipo de colheita mais adotada no Brasil é a derriça no chão (café da roça): o café é derrubado no solo e ocorre uma mistura de grãos maduros e crus, grãos que passaram do "ponto" e impurezas (pedras, gravetos, folhas etc). É necessária uma boa limpeza do chão antes da derriça, assim como a limpeza e transferência rápida dos grãos, evitando sua fermentação devido ao contato com a umidade.

A composição de grãos, ou blend, é a segunda etapa, uma mistura de grãos de diferentes regiões produtoras de café, combinados na proporção exata, para que o produto adquira as características desejadas pelos seus consumidores, obtendo assim um café com sabor marcante e aroma envolvente. A separação das impurezas é a proxima etapa,  os grãos de café são acondicionados em silos (a granel), sacos de juta e/ou big bags. Depois eles são despejados em equipamentos de seleção para que sejam eliminadas todas as impurezas dos grãos sadios.

A etapa seguinte é a torração, que  é responsável pela transformação do grão verde em grão torrado para a confecção da bebida. O tempo e a temperatura utilizados durante o processo, podem variar de 2 a 40 minutos e a temperatura pode atingir aproximadamente 220ºC.  Depois, precisamos resfriar o café, o processo é sucessivo e rápido e visa condensar no interior do grão as substâncias aromáticas, responsável pelo aroma e sabor do café. Dois métodos são normalmente utilizados: ar ou água.

Após a torração, os grãos tornam-se mais leves devido à perda de umidade. Por um determinado período de tempo os grãos ficam em repouso para que aconteça um equilíbrio da umidade interna do grão. Agora o café já está pronto para a moagem, que é feita em moinhos apropriados, observando-se a granulação correta para cada blend. O processo de moagem prepara o café para uma filtragem mais rápida e uma extração melhor do aroma e sabor da bebida.

Finalmente o café está pronto para a embalagem. Os aromas do café são sensíveis à oxidação atmosférica. Na presença de umidade o envelhecimento do café torrado é mais rápido, comprometendo a fragrância e o sabor da bebida . O processo de embalagem auto vácuo é muito importante para manter o bom sabor e o aroma do café torrado e moído, retardando o processo de oxidação natural do produto.

Agora, sim  o café está pronto para ser consumido. Aceita um cafezinho?

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                        Marcel Peixoto.

Nenhum comentário: