Translate

domingo, 9 de março de 2014

POST 066/2014 - A NATUREZA NOS CUMPRIMENTA


Olá... Bom dia! Esse foi o que escutei da natureza ao passar hoje (07/03 - sexta-feira) de manhã a caminho da padaria. Sim, foi um cumprimento silencioso mas muito profundo, que foi retribuído por mim com um sorriso sincero e um ecoante Bom dia, afinal eu posso falar.

Naquele momento tive a sensação de que teria um ótimo dia, pois a própria natureza estava me brindando, nada poderia estragar um dia que começa assim. E foi realmente o que aconteceu, fiz um excelente contato que certamente nos trará bons frutos no futuro. No final da tarde, ao retornar para a casa, deparei-me novamente com as flores e não resisti e fiz a foto acima.

A planta em questão é uma bougainvíllea, deve esse  nome ao francês Louis Antoine Bougainvíllea, que descobriu a espécie em uma viagem ao Brasil, em 1790, e a levou para Paris. Naquela época, um intenso comércio de plantas exóticas movimentava expedições a países distantes — as mudas que sobreviviam à longa viagem de navio eram disputadas em leilões por toda a Europa. Logo, a bougainvíllea tornou-se tão popular lá quanto aqui e, hoje, variedades híbridas resistem a climas mais amenos — até mesmo frios. Ela também recebe vários nomes populares, principalmente primavera, mas também três-marias, sempre-lustrosa, santa-rita, ceboleiro, roseiro, roseta, riso, pataquinha, pau-de-roseira e flor-de-papel. Poucas flores são tão representativas da chegada da Primavera quanto o arbusto trepador que leva o nome dessa estação do ano. De fato, assim que o frio vai embora e as chuvas dão uma trégua, aqui e ali pipocam as primeiras bougainvíllea, emprestando a muros e calçadas cinzentos sua floração exuberante e de cores intensas.

Do branco puro ao vermelho vivo, há variedades de bougainvíllea de muitas cores, com pétalas simples ou dobradas, de tamanho comum ou anão. Uma curiosidade é que suas coloridas "flores" são, na verdade, folhas modificadas (brácteas) que envolvem pequenas flores amareladas que ficam na pontinha dos ramos. O maior exemplar conhecido de bougainvíllea do mundo está localizado á beira do lago Guanabara no Município de Lambari no Sul de Minas Gerais; de tão grande virou árvore frondosa de 18 metros de altura.

Em breve irei visitar essa árvore e é claro, vou registrar a viagem para que possam conhecê-la também.

Até a próxima,
                       Amo vocês,
                                          Marcel Peixoto.





Nenhum comentário: