Olá... Iniciando a semana já na Dutra, reunião em Penedo diretamente na obra e depois Resende. Tão rápido que nem deu para entrar nos locais, apenas cortando pela periferia, mas com direito a uma paradinha para saborear um caldo de cana com limão, uma inovação aprovadíssima.
Concluído as visitas, retornando ao Rio me deparo com a composição de minério da MRS deslizando pelos trilhos a caminho do Porto para exportação, então resolvi fazer a foto acima para o Blog.
A MRS Logística S.A. é a concessionária que opera a chamada Malha Regional Sudeste da Rede Ferroviária Federal S. A. Foi constituída em agosto de 1996, assumindo a concessão no dia 1º de dezembro do mesmo ano, após a obtenção por cessão dos direitos adquiridos pelo Consórcio MRS Logística, através do leilão de privatização, realizado em 20 de setembro de 1996, na extinta Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, pelo valor de R$888,9 milhões.
Suas linhas abrangem a mais desenvolvida região do país interligando as cidades de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. Além de compor o sistema que une os maiores centros consumidores e produtores do país, as linhas da MRS se constituem no acesso ferroviário a importantes portos brasileiros: Rio de Janeiro, Itaguaí e Santos, além de atender ao terminal privativo de embarque de minério de ferro de propriedade da MBR, na Ilha de Guaíba na Baía de Angra dos Reis.
O controle da empresa é dividido da seguinte forma Gerdau 2,37% Usiminas Participação e Logística 19,92% Vale 19,26%, CSN 27,85% e Mineradoras Brasileiras Reunidas S/A - MBR 20,00%, enquanto outros acionistas detém os 10,62% restantes.
Infelizmente o Brasil somente quer andar sobre 4 rodas e isso faz com que o custo do país seja muito elevado. Abandonamos um tipo de transporte extremamente eficiente em prol de rodovias mal acabadas e perigosas. O trem pode voltar a ser a nossa solução num futuro próximo.
Até a próxima,
Amo vocês,
Marcel Peixoto
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