Translate

segunda-feira, 30 de junho de 2014

POST 179/2014 - O ROBÔ EMPREGUETE


Olá... Um sábado tenso para todos nós, pois o Brasil enfrenta o Chile nas Oitavas de finais da Copa do Mundo.   A preocupação é maior que o normal,  pois o time não está trazendo aquela confiança de outras Copas e a possibilidade de acordarmos antes do sonho se concluir é grande. 

No revezamento que estamos fazendo, coube a nós (eu e minha esposa) sermos os anfitriões do jogo e recebermos em nossa casa os amigos para torcemos, ou sofrermos melhor dizendo, juntos.  Em função do horário do jogo, o encontro acabou por virar um almoço e apesar do jogo não ser contra a Rússia, o cardápio foi estrogonofe de frango e a sobremesa, por conta dos convidados,  deu um toque a mais, com torta de limão, cheese cake de goiabada e ainda um bolo de chocolate.  Ao final, depois da alegria da classificação, café expresso para todos...

Mas para receber bem toda essa galera, tivemos que ralar desde bem cedo e sem o apoio da filha, que saiu para um churrasco, tivemos que usar todos os nossos recursos possíveis para limparmos a casa.  Foi aí, então, que entrou em campo, antes da seleção brasileira, ele - Roomba 650 da iRobot.

iRobot Corporation é uma empresa americana de tecnologia avançada, fundada em 1990 e que foi incorporada pelo Estado de Delaware, em 2000 tornando-se uma empresa pública, com sede em Bedford Massachusetts.  O objetivo principal da empresa é projetar robôs autônomos com uso militares e domésticos.  Obviamente, nosso interesse são os domésticos e hoje apresentamos o Roomba 650, que ilustra o Blog com a foto do dia, para que o conheçam.

Após muita pesquisa na internet e espera para ele chegasse ao Brasil, minha esposa finalmente conseguiu adquirir seu principal aliado hoje, nos trabalhos domésticos.  O iRobot Roomba 650  é um robô que aspira o chão no horário programado  ou com o acionamento de um botão.  Através do sistema de Tecnologia Aerovac,  maximiza resultados de limpeza, aspirando a sujeira, poeira, pêlos e restos em tapetes, madeira, azulejos e pisos laminados, ajustando-se automaticamente a diferentes superfícies.  

Armado com um sistema de sensores, o Roomba 650 é totalmente autônomo, mas nas primeiras limpezas é impossível não passar algum tempo observando o curioso bailado do robô. Ao primeiro olhar, ele não parece tão inteligente, lembrando mais um carro bate-bate. As aparências enganam... Ele realmente não desvia de um obstáculo, dessa forma consegue limpar melhor os cantos. E o seu sistema de navegação faz com que ele passe em todos os pontos e evite quedas em escadas, por exemplo.

Segundo a fabricante, o Roomba 650 possui um sensor acústico que detecta quando um ponto possui sujeira em excesso e passa mais tempo limpando o local. A disposição do mobiliário também afeta a velocidade da limpeza.

De acordo com as especificações técnicas, a bateria tem duração de 90 minutos, mas não é preciso se preocupar com isso. Se a carga estiver no fim, o robô retorna automaticamente para a base e se recarrega sozinho, reiniciando a limpeza do ponto em que parou. Parece perfeito, mas a recarga é um dos pontos fracos do Roomba: ela é demorada.

Duas funções extras merecem destaque. A possibilidade de agendar horários para a limpeza é uma mão na roda. É possível agendar a limpeza para quando a casa ou o escritório está vazio, por exemplo. O Roomba também possui um sensor extra, chamado virtual wall, que funciona como uma parede virtual para delimitar o espaço para a limpeza.

A manutenção também é extremamente simples: basta limpar o compartimento de sujeira de vez em quando e as pás e escovas, quando necessário.   Enfim, o Roomba 650 é um aparelho que cumpre o que promete. Limpa o chão de forma autônoma, eliminando a necessidade das cansativas limpezas com a vassoura. Melhor, em dias de visita, além de varrer o chão, ele serve de atração principal do encontro, com todos querendo ver o funcionamento deste faxineiro robótico.

No nosso caso em especial, não o convidamos para o jogo e assim que a limpeza terminou, tiramos ele de campo.  Mas fica a dica, para aqueles que como nós não tem empregadas, nem tempo para fazer estes trabalhos pesados.

Até a próxima,
                       Amo você.
                                        Marcel Peixoto.

Nenhum comentário: