Translate

terça-feira, 3 de junho de 2014

POST 151/2014 - ARROZ DE FESTA


Olá... O final de semana chegou e este sábado foi muito especial para mim, pois dois grandes amigos, poderia dizer irmãos, comemoraram seus aniversários de 50 anos.   Para nós, da geração 64, este ano é muito especial e é muito interessante ver os amigos completando meio século.  Ainda sou novinho... faltam pouco mais de 50 dias para eu fazer parte deste grupo.

Bem, em continuidade a agradável noite de sexta, sábado foi só festas.  Comecei com um café da manhã com minha irma e sobrinha, além da companhia da Zara, a filhote que escolheram para ficar na casa. Saí da Barra já para um churrasco de um dos amigos e além da tradicional festinha, havia um circuito de "atrativos masculino" (maneira como ele mesmo se referiu). 

Confesso que quando ouvi o termo, pensei que teria uma exibição de passistas da Beija-flor ou algumas meninas dançando Funk, mas para minha decepção, não foi nada disso.  Os referidos atrativos (para eles) eram um boneco de madeira e um conjunto de facas que serviam para serem arremessadas nele, uma zarabatana com um alvo, um outro alvo para ser atingido a tiros por uma pistola de ar comprimido (essa dava até medo) e mais alguns dardos.   Preferi curtir a festinha tradicional, mas muita gente se divertiu.

A noite,  foi a vez de comermos uma Paella feita pelo mais novo cinquentão do pedaço, dote que o mesmo não apresentava na juventude, sendo aprovado unanimemente. Cada um destes dois são meus amigos há mais de 40 anos e tenho muito orgulho de tê-los em meu convívio a tanto tempo e espero tê-los ao meu lado para sempre, enquanto sempre houver.

Por todos esses eventos, acho que posso ser considerado um verdadeiro "arroz de festa". Para quem não conhece a expressão, dizem de quem está presente em todas as festas, aniversários e acontecimentos sociais.  Baseado nisso, me inspirei para fazer a foto de hoje do Blog.

Mas o que é fazer 50 anos?  Na década de 1960, a expectativa de vida no Brasil era, em média, de 50 anos. Meio século depois, essa estatística soa absurda. Primeiro porque o dado mais recente, de 2012, saltou para 74,6 anos. Segundo porque a realidade de quem tem 50 anos hoje é totalmente diferente de quando nascemos.

Existe uma  tendência de que as pessoas que chegam a essa faixa etária, assumam novos desafios como uma forma de provar a si mesmas e aos outros que são capazes de se reinventar.  É uma forma de driblar a velhice e confirmar que a vida continua.   Neste tópico me incluo, estou me tornando fotógrafo e  blogueiro  inveterado.

A projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é que neste ano o país tenha cerca de 21,6% de sua população com mais de 50 anos, o equivalente a cerca de 44 milhões de pessoas. Em 30 anos, esse número vai representar 40% dos brasileiros.  Não estaremos sozinhos...

A mais recente pesquisa sobre a questão da meia idade foi divulgada em agosto de 2013 pela empresa de assistência médica britânica Benenden Health, afirmando que a mesma começa aos 53 anos. O levantamento foi feito com duas mil pessoas e relacionava a meia-idade a alguns comportamentos que especialistas da instituição consideram característicos dessa fase da vida, como preferir uma noite com amigos a uma balada, gastar mais dinheiro com cremes anti-idade e preferir fazer uma caminhada em um domingo em vez de passar mais tempo na cama.

Pesquisa é pesquisa, mas eu não concordo com a parte de ficar menos tempo na cama, nem faço gastos com cremes.  Isso demonstra que ainda estou muito longe desta tal meia idade.

Até a próxima,
                       Amo vocês,
                                          Marcel Peixoto.

Nenhum comentário: