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sexta-feira, 6 de junho de 2014

POST 153/2014 - TRANSPORTANDO E MISTURANDO O CONCRETO


Olá... Iniciando hoje uma corrida para colocar o Blog em dia...  Bem, semana iniciando e pensando em trabalho,  lembrei de como tudo começou em minha vida profissional.  Logo depois de formado, fui contratado para gerenciar uma central dosadora de concreto que coincidentemente ficava em minha cidade - Nova Iguaçu.

Pouco depois desta época, ganhei de presente,  daquele amigo que sempre cito aqui no Blog e que por um acaso  trabalhou comigo nesta mesma empresa,  uma betoneira de madeira, para simbolizar essa época. E então, resolvi fazer um clique da mesma para o Blog de hoje.

O Concreto é um material nobre, com alta tecnologia agregada. É o principal responsável pela qualidade e durabilidade da edificação  e segundo o professor Kumer Mehta (Berkeley, University of California): “O ser humano não consome outro material, em tal quantidade, a não ser a água.”  Analisando desta forma, parece ser um excelente negócio.

O concreto ou betão (beton) realmente é o material mais utilizado na construção civil, composto por uma mistura de cimento, areia, pedra e água, além de outros materiais eventuais, os aditivos e as adições. Historicamente, os romanos foram os primeiros a usar uma versão deste material conhecida por pozzolana. No entanto, o material só veio a ser desenvolvido e pesquisado no século XIX.

Quando armado com ferragens passivas, recebe o nome de concreto armado e quando for armado com ferragens ativas recebe o nome de concreto protendido ou betão pré-esforçado.  Além disso existem vários tipos de concretos especias, como o concreto auto adensável, concreto leve, concreto pós-reativo, concreto translucido, concreto colorido, concreto com fibras, que são utilizados de acordo com necessidades especificas de cada projeto.

Os caminhões betoneiras são responsáveis pela mistura dos materiais componentes do concreto, bem como o seu transporte até as obras.  São diferenciados dos caminhões normais, por possuírem um balão sobre o seu chassi, que por suas lâminas internas, servem para além de misturar o concreto, mantê-lo plástico para utilização nas formas.  Estes referidos balões possuem capacidade que variam de 5 a 10 metros cúbicos.

A quase 30 anos atrás, quando comecei a trabalhar com esse serviço, havia um grande mito sobre a sua utilização, talvez em função da grandeza dos equipamentos envolvidos, mas principalmente pela falta de conhecimento sobre o mesmo.  Hoje qualquer pequena obra já contrata os serviços de concretagem, inclusive com o bombeamento do mesmo para cima da laje.  

São os novos tempos e suas tecnologias, a favor do bem estar do ser humano.  

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                        Marcel Peixoto.



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