Translate

domingo, 8 de junho de 2014

POST 154/2014 - O SÁBIO CHINÊS


Olá... Ainda na terça-feira,  numa luta para colocar o Blog em dia numa semana que foi mais corrida que o normal.  E neste dia resolvi trazer para o Blog a imagem de um sábio chinês que já me acompanha há muito tempo e para tanto fiz a fota acima.

Nos transportando para a China, sob o ponto de vista religioso temos o  Confucionismo e o Taoísmo como religiões chinesas, mas ambas começaram como filosofias. Confúcio, do mesmo modo que seus sucessores, não deu importância aos deuses e se voltou para a ação. Por sua vez, os taoístas apropriaram-se das crenças populares chinesas e da estrutura do budismo. Como conseqüência, surgiu uma corrente separada do "taoísmo religioso", diferente do "taoísmo filosófico" que se associava aos antigos pensadores chineses Lao-Tsé e Zuang-Zi.

Entre as preocupações do confucionismo estão a moral, a política, a pedagogia e a religião. Conhecida pelos chineses como "ensinamentos dos sábios", está fundamentada nos ensinamentos de seu mestre, onde encontrou uma continuidade histórica única. 

Além de tradição religiosa, o confucionismo é considerado uma filosofia, ética social, ideologia política, tradição literária e um modo de vida. Confúcio, forma latina de Kung Fu Tsé, filósofo chinês do século VI a.C, compila e organiza antigas tradições da sabedoria chinesa e elabora uma doutrina assumida como oficial na China por mais de 25 séculos. 

Combatido como reacionário durante a Revolução Cultural chinesa (1966-1976), o confucionismo toma novo impulso após as recentes mudanças políticas no país. Atualmente, 25% da população chinesa declaram-se adeptos do confucionismo.
Já conversei várias vezes com o sábio da foto e seu silêncio sempre me ensinou muito... Mas do que falar sobre a filosofia de Confúcio, resolvi trazer para o Blog alguns de seus de pensamentos, como contribuição para meus leitores:
  • "Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e na desgraça, a qualidade.
  • Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.
  • Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos.
  • Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo.
  • Aja antes de falar e portanto, fale de acordo com os seus atos."
Até a próxima,
                       Amo vocês,
                                          Marcel Peixoto.

Nenhum comentário: