Translate

segunda-feira, 2 de junho de 2014

POST 150/2014 - JANTAR REGADO A VINHO E O CHARME DA MOET & CHANDON


Olá...  Comemorando o post de número 150 e o final de maio, na última sexta-feira deste mês, acabei casualmente ganhando  um vale-night e fui passar a noite na Barra com a minha irmã, que estava com o marido em viagem.  Para marcar esse encontro, fomos jantar e tomar um bom vinho, com a companhia de minha sobrinha.

O local escolhido foi o Cavist da Barra, que por ser uma casa de venda de vinhos, acaba tendo um bom preço para os mesmos. quando os consumimos em seu restaurante, pois não há acréscimo (a não ser os 10% da nota), além de ser um local bastante aconchegante e com uma comida diversificada e de excelente qualidade.

O inusitado foi encontrar um casal de amigos, apreciadores de vinhos, que ao me  verem sem a minha esposa, simplesmente "não me conheceram".  Obviamente fui a eles e apresentei minha irmã e sobrinha... Não se pode fazer nada escondido hoje em dia, sempre encontramos alguém conhecido...  Durante o jantar, juntou-se a nós meu sobrinho com a namorada e a noite ficou ainda mais divertida. 

Nossa noite foi abreviada, pois a Light faria manutenção na rua e a meia-noite cortaria a energia para consertos na rede elétrica.  Aproveitamos ao máximo e na saída,  identifiquei as garrafas de Moet & Chandon na prateleira e achei tão charmosas,  que fiz a foto acima para o Blog.

A Maison Moët & Chandon é uma produtora de vinhos espumantes do tipo champagne,  fundada em 1743. A vinícola pertence hoje em dia ao grupo LVMH, o maior produtor de artigos de luxo do mundo e é uma das maiores produtoras de champagne do mundo. A "Casa" possui hoje cerca de 1.500 acres (6 km²) de vinhedos e anualmente produz dois milhões de caixas de champagne. A companhia está sediada na cidade de Épernay,  França. 

Em 1743, Claude Moët começou a entregar os vinhos da região de Champagne em Paris.  O reinado de Luis XV  coincidiu com um grande aumento da demanda de vinhos efervescentes. Moët expandiu rapidamente e, pelo final do século XVIII, já estava exportando a bebida para toda a Europa e Estados Unidos. Seu neto, Jean-Rémy Moët, levou a "Casa" para uma clientela de elite como Thomas Jefferson e Napoleão Bonaparte.   O nome Chandon foi adicionado à companhia quando Jean-Rémy Moët deu a metade da companhia a seu genro Pierre-Gabriel Chandon de Briailles em 1832 e a outra metade a seu filho, Victor Moët. Seu rótulo mais até hoje, o Dom Perignon,  é em homenagem ao monge beneditino conhecido como o “pai de Champagne”.

A Maison Moët & Chandon fundiu-se com o Hennessy, de Cognac, em 1971 e com a Louis Vuiton em 1987  para transformar-se LVMH (Louis-Vuitton-Moët-Hennessy), o maior grupo de artigos de luxo do mundo, com vendas da ordem de 16 bilhões de euros em 2004.  A Moët & Chandon é a fornecedora oficial de champanhe à rainha Elizabeth II.  Em  2006, a companhia produziu uma edição limitada de Moët & Chandon Brut Impérial em que a garrafa foi decorada com cristais Swarovski.  Chique, não?

Até a próxima,
                     Amo vocês,
                                       Marcel Peixoto.


Nenhum comentário: