Translate

segunda-feira, 23 de junho de 2014

POST 170/2014 - CORPUS CHRISTI


Olá... Quinta-feira, feriado nacional pela celebração de Corpus Christi, mesclado com Copa do Mundo e um dia de chuva no Rio de Janeiro, o que faz com que a vontade de sair tenda a zero... Fazer o quê?  Ficar em casa e descansar.

O feriado de Corpus Christi não é bem compreendido entre as pessoas de um modo geral, por essa razão decidi falar sobre este assunto no Blog para esclarecer a dúvida de muita gente e assim fotografei um crucifixo que ganhei de um artesão, em uma viagem a Nova Friburgo, a uns vinte anos atrás.

Para que tenham uma ideia da confusão, na véspera do feriado, passei por um grupo de crianças, que deveriam ter mais ou menos 10 anos de idade cada uma e elas falavam exatamente sobre o assunto. Uma das crianças perguntou as outras: "Vocês sabem o que é esse feriado de "Corpos Fritos"? Não, responderam e um sugeriu: "Será que é por causa de algum incêndio que aconteceu?"...

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII.  O Papa Urbano IV, na época, cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège, na Bélgica,  recebeu o segredo das visões da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon, que teve visões de Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.



Quando papa, Urbano IV, determinou que os objetos  milagrosos fossem levados   para Orviedo em grande procissão, os quais  foram   recebidos solenemente por  sua santidade e  levados para    a Catedral de Santa Prisca.   Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico, que tornou-se uma tradição.  

A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV em 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes, sendo uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor. Quatro dias após este ato, ele veio a falecer.

Para um maior esplendor da solenidade, desejava Urbano IV um ofício para ser cantado durante a celebração. O Ofício escolhido foi composto por seu amigo São Tomás de Aquino, cujo título era Lauda Sion (Louva Sião). Este cântico permanece até a atualidade nas celebrações de Corpus Christi.  A festa de Corpus Christi foi decretada somente em 1269.

A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: "Este é o meu corpo... isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim". Segundo Santo Agostinho, é um memorial de imenso benefício para os fiéis, deixado nas formas visíveis do pão e do vinho. Porque a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-Feira Santa,  Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira, 60 dias após a Páscoa,  podendo cair, assim, entre as datas de 21 de maio e 24 de junho.   

Até a próxima,
                       Amo vocês,
                                          Marcel Peixoto

Nenhum comentário: