Translate

terça-feira, 17 de junho de 2014

POST 166/2014 - HÓQUEI NO GELO


Olá... Primeiro domingo da Copa e como não poderia de deixar de ser, só se fala em futebol no país...  Também pudera, depois de 64 anos de espera, o retorno da Copa ao país e mais que isso, desde de 1978, quando a Copa se realizou na Argentina, que a mesma não se realiza na América do Sul.  É uma festa brasileira, mas também para nossos irmãos do Mercosul.

Argentinos, Uruguaios, Chilenos, Colombianos  e até Equatorianos, sem se falar dos Mexicanos, vieram em peso para o Brasil e estão ajudando a fazer uma Copa muito alegre.  Esperamos que o título fique por aqui. Mas o Blog também é de todos os esportes e hoje, já um pouco enfadado de futebol, encontrei o disco de Hóquei que minha filha me trouxe do Canadá  e resolvi fotografá-lo para o Blog, para quebrar um pouco a rotina de Copa e falar de outro esporte.

O hóquei no gelo ou hóquei sobre o gelo é um esporte olímpico jogado num rinque de patinação entre duas equipes de seis jogadores - onde todos os jogadores e juízes calçam patins sobre  o gelo.  Os jogadores patinam no gelo e usam tacos para movimentar um disco feito com uma borracha dura. O objetivo do jogo é fazer com que o disco seja colocado no gol do adversário. Um gol equivale a um ponto. A equipe com o maior número de pontos no final vence a partida. 

O hóquei no gelo é um dos jogos mais rápidos do mundo - tanto pelo movimento constante e rápido dos jogadores quanto pelas tacadas disparadas pelos jogadores, que podem alcançar uma velocidade de mais de 160 quilômetros por hora. É um esporte violento, com muito contato físico entre os jogadores e pesados equipamentos de proteção são utilizados, para diminuir  o número de lesões. Brigas entre jogadores - embora contra as regras - são muito comuns nas partidas de hóquei.

O hóquei no gelo surgiu no Canadá , onde é o desporto nacional do país. O Canadá é o maior vencedor de competições internacionais de hóquei no gelo do mundo - como o Campeonato Mundial e nos Jogos Olímpicos. O desporto também é muito popular nos Estados Unidos (maioritariamente na região Nordeste e Centro-Norte do país). Nestes países se disputa a National Hockey League (NHL) que é uma organização profissional esportiva composta por times de hóquei no gelo tanto dos Estados Unidos, como do Canadá. 

O disco acima tem o símbolo do Vancouver Canucks que é um time profissional da cidade de Vancouver, British Columbia, Canadá. Eles mandam seus jogos na Rogers Arena e são membros da Divisão Noroeste da Conferência Oeste  da NHL.  Os Canucks entraram na liga em 1970 como um time de expansão junto com o Buffalo Sabres. Em seus 38 anos de história na NHL, o time chegou à final da Stanley Cup por  três vezes, sendo derrotado por New York Islanders em 1982, New York Rangers em 1994 e Boston Bruins em 2011. Praticamente é o Vasco canadense, vice...

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                         Marcel Peixoto.

Nenhum comentário: