Translate

domingo, 1 de junho de 2014

POST 149/2014 - OS DADOS AINDA ESTÃO ROLANDO...


Olá... Estamos na quinta-feira, para muitos o dia mais desejado da  semana, pois antecede a sexta-feira e o início do final de semana.  Hoje resolvi falar um pouco sobre a vida, ou melhor, sobre o jogo da vida. E para representar esse tema, escolhi o jogo de dados e fiz a foto acima sobre uma mesa de vidro, com o reflexo e em uma posição que simbolizando os dados em movimento.

Quando comparo nossas vidas a um jogo, o que quero dizer é que, assim como em um jogo de estratégia, tomamos decisões o tempo todo, fazemos escolhas que afetam diretamente o rumo de nossa trajetória e como não sabemos se as escolhas são ou não as corretas, entra o fator sorte para completar o resultado final.   Escolher é o mesmo que lançar os dados...

Os dados são pequenos poliedros gravados com determinadas instruções. O dado mais clássico é o cubo (seis faces), gravado com números de um a seis. Existem também dados de duas faces (representados por moedas), três faces (igual a um dado clássico de seis lados, mas com apenas três números, sendo cada um repetido duas vezes), quatro faces (em formato piramidal), oito faces, dez faces, 12 faces, 20 faces, entre outros.

Uma pequena curiosidade quanto aos dados clássicos (fabricados de forma correta), de seis lados: a soma dos lados opostos resulta no número sete. Ou seja, se de um lado temos o número um automaticamente teríamos o número seis do outro lado. Isso ocorre também com o dois casando com o cinco, e o três com o quatro.  Essa curiosidade demonstra o valor do número 7,  que é um número místico e cheio de simbolismo.

Para quem já leu o livro Gênesis da Bíblia,  Sete (Seth) seria o terceiro filho de Adão e considerado o ancestral de todas as gerações dos justos. Eva acreditava que ele lhe fora designado por Deus como substituto de Abel, porque Caim o havia matado.  Sete é indicado como justo pela teologia judaico-cristã, em contraponto com Caim.  Tudo isso reforça ainda a mais a força do número sete e de nossos dados.

Enfim, enquanto estivermos vivos, estamos no jogo e não podemos desistir de nada, pois parafraseando o poeta Cazuza, saibam ainda estão rolando os dados e para quem tem fé, para quem acredita,  toda e qualquer situação pode ser alterada e revertida em uma situação melhor.  À nós, resta ter esperança e trabalhar para alterar as situações que nos são indesejadas.

Sabe porque que podemos mudar qualquer coisa?  Nós merecemos o melhor e nascemos para sermos felizes e realizarmos todos os nossos sonhos.  Cabe a nós querermos, buscarmos  e realizarmos.  Acredite mais em si próprio,  pois você é o único que, realmente, pode fazer alguma coisa por você mesmo.

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                         Marcel Peixoto



Nenhum comentário: