Translate

quinta-feira, 19 de junho de 2014

POST 167/2014 - UM RECANTO AS MARGENS DA RIO-SANTOS: SAHY


Olá... Iniciando uma semana curta, em função dos feriados da Copa e de Corpus Christi, em uma segunda-feira ensolarada, trabalhei no escritório na parte da manhã e a tarde parti para a Costa Verde para entregar uma amostra de produto a um cliente. Ao retornar, parei o carro na estrada para contemplar a bela vista da praia do Sahy e resolvi fazer a foto desta para o Blog de hoje.

A praia do Sahy é  um dos pequenos refúgios de Mangaratiba. Praia pequena e pouco conhecida por turistas, sendo mais frequentada por moradores próximos. Com uma espaçosa faixa de areia, possui águas tranquilas e é cercada por mata nativa bastante preservada. Com algumas casas próximas, não possui comércio e infraestrutura, sendo indicado para o visitante que optar por essa praia,  leve alimentos e bebidas para que possa desfrutar de um dia tranquilo.

Durante o verão costuma ter bastante movimento.  O mar é indicado para a prática de alguns esportes náuticos, como a vela. É uma praia tranquila, distante da agitação de praias mais centrais. É uma boa opção para os que buscam descanso, podendo tomar um banho em águas tranquilas ou fazer uma caminhada.

O nome Sahy foi originado de um pássaro chamado saí azul, que se tornou o símbolo da Reserva ecológica do Sahy, onde este e outros pássaros, têm o direito de viver em liberdade.  Pena que a reserva só tenha sido criada depois da invasão imobiliária que aconteceu na região, destruindo boa parte da Mata Atlântica.

Me recordo com saudades de meu tempo de adolescente, onde por algumas vezes visitei essa praia, chegando até acampar com um amigo e  para passar dias na mesma.  O acesso é praia não era tão fácil, pois você tinha que passar por dentro da mata e fora a trilha existente, não havia caminhos. Assim a praia se tornava ainda mais especial.  Evidentemente,  a trinta anos atrás não havia a violência que vivenciamos hoje e ficávamos ali com muita tranquilidade.

Hoje este acesso tornou-se um condomínio fechado, de casas de alto padrão, onde costumo fazer bons negócios com os produtos que trabalho, principalmente as telhas.  E em uma de minhas visitas, com o meu supervisor desta empresa, aconteceu um fato inusitado. 

No caminho eu havia contado que já havia acampado por lá a muitos anos atrás.  O chegarmos na portaria do condomínio, paramos e começamos a conversar com o chefe da segurança, que havia sido nosso cliente também e no meio da conversa ele soltou a seguinte frase: "Antigamente este lugar era muito frequentado por pessoas que vinham acampar aqui, mas só dava maconheiros e gays".

Neste momento meu supervisor me encarou com os olhos perplexos e rapidamente eu falei:  Parei de fumar a muito tempo...  

Obviamente eu tinha que fazer uma opção.  Quem me conhece sabe que nunca fumei nem cigarro, mas neste caso qualquer negativa soaria mal...  Na verdade,  foi muito engraçado... Preferi escolher essa opção, do que colocar em dúvida a minha opção sexual...    

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                        Marcel Peixoto.

Nenhum comentário: