Translate

sábado, 28 de junho de 2014

POST 176/2014 - PARAQUEDISMO, VAMOS SALTAR?


Olá... Quarta-feira e mais um dia de trabalho no Sul Fluminense, onde fizemos bons contatos comerciais.O  almoço foi  no restaurante Terraço em Resende, que  passou a se chamar Caravaggio, em homenagem a uma santa Italiana que veio para o Brasil juntamente com seus imigrantes e que é alvo de grande devoção entre os gaúchos.  Não preciso dizer  a origem dos donos do restaurante, que apesar de gaúchos fazem um pintado (peixe de água doce) como ninguém... Eu recomendo.

Do terraço do restaurante avistei um grupo de paraquedistas que faziam exercícios de saltos bem nas proximidades  e não resisti em fazer a foto do Blog de hoje, que apesar da distância mostra bem a aventura que é desafiar a gravidade em um voo, inicialmente livre e depois em um planar suave com a possibilidade de visualizar tudo lá de cima, como um pássaro.

Perto dali,  localiza-se a  Academia Militar das Agulhas Negras, que é uma Unidade do Exército Brasileiro e uma escola de ensino superior localizada em Resende.  É a única escola  formadora de oficiais de carreira das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, do Quadro de Material Bélico e do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro.

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) tem sua origem em 1792, com a criação da Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho - primeira escola militar das Américas. Ela foi instalada na cidade do Rio de Janeiro, pelo Conde de Resende, aquele que empresta seu nome à cidade onde hoje se encontra a AMAN.  Diante da necessidade de aperfeiçoar a formação de oficiais para um exército que crescia e se operacionalizava, foi criada em Resende, em janeiro de 1944, a "Escola Militar de Resende".   

Seu idealizador foi o marechal José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque.  Em 1951 , a instituição passou a denominar-se Academia Militar das Agulhas Negras.  Ela ocupa uma área total de 67 km2.  Ao fundo da academia, podemos vislumbrar parte da Serra da Mantiqueira, onde está localizado o Pico das Agulhas Negras, com uma altitude de 2.791,55 m. A AMAN conta, para apoiar suas atividades de instrução e segurança, com um Batalhão de Comando e Serviços. Em efetivo, é o maior Batalhão do Exército Brasileiro. 

Retornando aos destemidos cadetes, como o da foto, ressaltamos que além de militares, o paraquedismo é praticado por desportistas (paraquedistas) que saltam normalmente de aeronaves, ou lugares fixos (base jumping) fazendo uso de um pára-quedas (invólucro contendo uma vela dobrada desenhada a desdobrar-se aumentando sua superfície de contato com o ar) para diminuir sua velocidade de queda, sendo possível realizar saltos de grandes altitudes sem sofrer danos corporais. Paraquedismo é  esporte que está entre os 10 mais radicais do mundo e desafia os corajosos. 

No Brasil o paraquedismo teve inicio com Charles Astor, em 1931, no Aeroclube de São Paulo, que atuou sozinho, formando alunos pelo Brasil e foi sem sombra de dúvida o maior incentivador deste desporto.   Em 1941, no Campo dos Afonsos - RJ aconteceu o primeiro salto coletivo na América do Sul, realizado por 12 alunos de Charles. 

Atualmente estão em operação diversas áreas de salto no Brasil (local onde se pratica o paraquedismo de forma regular), em que se realizam saltos esportivos e saltos duplos, com profissionais devidamente homologados para instrução de alunos.

A cidade de Boituva no Estado de São Paulo concentra o maior número de instrutores de paraquedismo, escolas e aeronaves dedicadas a prática do esporte, por isso é considerada a capital nacional do paraquedismo, local denominado Centro Nacional de Paraquedismo (CNP).

Pretendo  fazer um salto após os meus 50 anos, mas ainda não decidi quando... Fiquem tranquilos que aviso antes, quem quiser entrar nessa comigo é só falar que combinamos.

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                        Marcel Peixoto.

Nenhum comentário: