Translate

quinta-feira, 26 de junho de 2014

POST 174/2014 - A MAGIA DA CAMISA 10



Olá...  Segunda-feira decisiva para a nossa seleção na Copa, último jogo da primeira fase,  luta para se classificar em primeiro lugar e fugir de um confronto prematuro com a poderosa Holanda. Escrevo hoje sem a pressão de não saber o que poderia acontecer, em uma Copa cheia de surpresas, a última coisa que todos queríamos era uma zebra verde e amarela... E ela realmente não aconteceu.

Com a seleção de Camarões já eliminada e sem seu principal jogador Samuel Eto'o, não foi difícil vencê-los, apesar do susto do gol de empate, que demonstrou uma certa fragilidade de nossa defesa. Mas o que brilhou mesmo foi, mais uma vez, a estrela de nosso camisa 10 - Neymar Jr.  Para registrar esse momento no Blog, resolvi fotografar a camisa que usei para assistir o jogo, que homenageia não só esse atleta, mas a mística que envolve essa camisa.

Tudo começou com ele, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, é reconhecido por todos como o melhor jogador de futebol da história, com mais de 1000 gols. O craque eternizou a camisa 10 do Brasil em Copas de 1958 até 1970. Pela Seleção Brasileira, Pelé ganhou três Mundiais (1958, 1962 e 1970), duas Copas Rocca (1957 e 1963), três Copas Oswaldo Cruz (1958, 1962, 1968), além de uma Taça Bernardo O'Higgins (1959). O melhor do mundo ainda ganhou milhares de prêmios individuais. Pelé foi o grande responsável por eternizar a camisa 10 do time canarinho. Além disso, o Rei é o maior artilheiro da história da equipe verde-amarela, com 95 gols.

De 1970 em diante essa camisa passou por muito jogadores, como Rivelino, Zico, Silas que a usaram sem conseguirem chegar a um campeonato. Em 1994 com  Raí utilizando a 10, nos sagramos tetra-capeões mundiais, contudo o jogador terminou a copa no banco. Somente nas copas de 1998 e 2002 com Rivaldo, ela voltou a ter dias de glória com mais um vice-campeonato e com a conquista do tetra respectivamente. Já em 2006 e 2010, com Ronaldinho Gaúcho e Kaká respectivamente, voltamos a perder o brilho da mesma. 

Mas agora é diferente, finalmente voltamos a ter um camisa 10 com cara de craque, aquele que desequilibra, aquele que puxa a responsabilidade para si e resolve, o melhor de tudo é que ele tem apenas 22 anos. Neymar da Silva Santos Júnior, mais conhecido por Neymar ou Neymar Júnior, nasceu em Mogi das Cruzes/SP em 5 de fevereiro de 1992 e joga futebol desde sempre,  atua como atacante e atualmente joga pelo FC Barcelona da Espanha. 

Neymar chegou às categorias de base do Santos em 2003, aos 11 anos de idade, e desde muito novo passou a ser tratado como uma "joia" por seus diversos treinadores.  Ainda na adolescência, já possuía grande atenção da mídia de maneira geral, chegando a participar de amistosos com jogadores que há muito já haviam se tornado profissionais. 

Aos 14 anos, viajou para a Espanha visando fazer uma espécie de estágio no "galático" time do Real Madri,  que na época tinha no elenco craques como Ronaldo, Zidane e Robinho.  O jogador foi aprovado nos testes da equipe merengue e chegou a ser registrado na Federação Madrilenha de Futebol.  Notando o interesse do Real no ainda adolescente Neymar e sob o risco de perder seu futuro craque, a diretoria do Santos pagou 1 milhão de reais ao jogador para que ele permanecesse nas categorias de base do clube e se tornasse profissional lá.  A diretoria do Real Madrid achou que não valia a pena desembolsar esse dinheiro por um atleta de 14 anos, ledo engano.

Agora a questão não é mais dinheiro, o Brasil deposita nele toda a confiança e esperança de que ele consiga levar nosso time a conquistar um título no Maracanã, aguardado desde de 1950.  A Marquezine e nós amamos você...  Vamos Neymar!!!

Até a próxima,
                     Amo vocês. 
                                        Marcel Peixoto.


Nenhum comentário: