Translate

segunda-feira, 30 de junho de 2014

POST 178/2014 - MINHA LIVRARIA PREFERIDA...


Olá... Depois de tantos  jogos da Copa do Mundo sendo realizados diariamente, nesta sexta-feira  me sinto um pouco vazio... Tem certeza que hoje não tem nem um joguinho?  Bem, fazer o que?  Só resta nos preparar para o grande duelo do Brasil amanhã.

Aproveitando o "feriado" de jogos para fazer uma revisão em meu oftalmologista na Barra e antes de voltar para casa, uma paradinha no Barra Shopping para almoçar e dar uma olhadinha em minha livraria preferida. Para ilustrar o Blog, fiz a foto da entrada, a qual estou sempre utilizando em minhas visitas ao shopping.

A FNAC foi fundada no ano de 1954, originalmente como um clube de associados que podiam comprar determinados produtos com descontos, pelos empresários franceses André Essel e Max Théret.  O objetivo da empresa era servir tanto as indústrias comerciais como de consumo, oferecendo equipamentos a preços mais baixos por uma revista, chamada Contact, e cortando assim o preço no varejo de seus produtos em até 15%. 

A empresa alegava ser diferente da concorrência por seu "posicionamento exclusivo de marcas, baseado na exaltação do prazer da descoberta de culturas e tecnologias". Em 1966 a  loja da Fnac deixou de ser exclusiva para membros e foi aberta ao público, começando a se expandir; abrindo sua segunda loja, também em Paris, perto do Arco do Triunfo, em 1969.  A empresa já contava, então, com 580 empregados.

A década de 1970 viu expansões ainda maiores para a Fnac, sendo que as lojas passaram também a vender livros. Em 1974 a empresa começou a vender livros a 80% do preço sugerido ao varejo,  o que desencadeou protestos dos editores, escritores e de livreiros independentes, que se sentiram prejudicados; o governo interferiu em 1982 com a chamada lei 'anti-Fnac', que limitou os descontos em livros a um máximo de 5%.

Atualmente a Fnac é a maior varejista mundial de produtos de cultura e informação. O mix de produtos da Fnac é único no mundo: livros, CDs, DVDs, equipamentos de áudio, vídeo, telefonia, fotografia, informática e serviços. Fundada há 60 anos na França e presente há 14 anos no Brasil, cada Fnac é um lugar onde todas as culturas são compartilhadas e todas as paixões são estimuladas e enriquecidas. 

Segundo seus diretores, "estar numa Fnac é uma empolgante experiência que aguça a curiosidade, dada a imensa possibilidade de escolhas, o aconselhamento personalizado, de espírito engajado e inovador, cujas opiniões e pontos de vista ajudam o consumidor na sua decisão de compra". Em todas as lojas, há espaços dedicados a exposições fotográficas e eventos culturais gratuitos. 

Desde do ano 2000, ela vem crescendo no Brasil e atualmente, são 11 lojas, três em São Paulo (Fnac Paulista, Fnac Pinheiros e Fnac Morumbi, no MorumbiShopping), uma em Campinas (Shopping Parque Dom Pedro), uma em Ribeirão Preto (RibeirãoShopping), uma no Rio de Janeiro (Barra Shopping), uma em Curitiba (Park Shopping Barigui), uma em Belo Horizonte (BH Shopping), uma em Brasília (Park Shopping), uma em Goiânia (Flamboyant Shopping) e outra em Porto Alegre (BarraShoppingSul). 

Gastar com cultura é o melhor investimento que podemos fazer, talvez por essa razão sou fã da FNAC e para melhorar ela ainda paga o estacionamento do cliente, quando ele efetua compras na loja, claro, desde de que ele seja associado.

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                        Marcel Peixoto.




Nenhum comentário: