Translate

domingo, 15 de junho de 2014

POST 162/2014 - UM LUSTRE DIFERENTE


Olá... Quarta-feira e eu em mais uma visita ao Vale do Paraíba Fluminense.  Após passar por Resende, fui visitar uma obra em Penedo.  Ao chegar a bucólica cidade, fui visitar uma cafeteria e ao entrar me deparei como o inusitado lustre de chá, com seus pratinhos, xícaras e até um bule. Achei muito interessante e apropriado ao ambiente e por isso cliquei a foto acima, para mostrar aqui no Blog.

Vale ressaltar que o atendimento é muito bom, o café é ótimo e não resisti a uma torta de maçã que estava deliciosa.  Um amigo que estava comigo tomou um Chai e adorou também.  O Chai é uma bebida (tipo um chá) feita com uma mistura de especiarias e ervas aromáticas indianas,  com leite batido ao invés da tradicional água de nossos chás. Tudo maravilhoso até a chegada conta, que me surpreendeu pelo seu alto valor, que para que tenham uma ideia, superou em muito, o valor de meu almoço no shopping Resende.   Refeito do susto, seguimos para a obra.

Penedo é um distrito e Parque Ecológico do município de Itatiaia, às margens da Rodovia Presidente Dutra (BR-116) quase chegando ao estado de São Paulo, faz divisa com o distrito de Visconde de Mauá, pertencente ao município de Resende.

Aliado à beleza natural, o vilarejo oferece uma vasta e variada rede hoteleira, restaurantes de alta qualidade, lojas de artesanato e um comércio local diversificado, bem ao gosto de quem procura a região para fugir da agitação dos grandes centros urbanos. Suas tranquilas pousadas, seu clima ainda ameno, sua generosa fauna e topografia fazem de Penedo um oásis em meio ao crescimento e ocupação da região.

 É a principal colônia finlandesa do Brasil fora da Região Sul, o que ainda se mostra marcante na arquitetura de residências e edifícios comerciais, bem como na cultura local.  Não existe em Penedo registro nominal sobre os que vieram, mas no período de setembro de 1927 a outubro de 1940, chegaram ao porto do Rio de Janeiro 296 finlandeses, registrados 208 como imigrantes. 

O turismo, verdadeira vocação de Penedo, fez com que as primeiras pensões completas se transformassem em uma rede de 52 hotéis e 39 restaurantes, lanchonetes e bares. Mas, não sendo nem de duas dezenas o número de finlandeses atualmente residentes em Penedo, existe uma grande preocupação de preservar a presença finlandesa. 

Para isso tem atuado o Clube Finlândia, fundado em 1943, em cujos bailes dos sábados se apresenta o Grupo de Danças Tradicionais e que desde 1933 abriga o Museu Finlandês da Dona Eva, museu em que podem ser vistas através de peças antigas e modernas a arte e a cultura da Finlândia. Tem o museu recebido cerca de 500 visitantes por mês. 

Penedo é hoje  focado em turismo romântico para casais com mais de 30 anos, que gostam de apreciar bons queijos e vinhos.  Dito isso, não há mais necessidade de dizer que é um dos meus locais preferidos, queijos, vinhos e romantismo eu adoro...

Até a próxima,
                       Amo vocês,
                                          Marcel Peixoto. 

Nenhum comentário: