Translate

sexta-feira, 13 de junho de 2014

POST 160/2014 - A NATUREZA DE VERDE E AMARELO


Olá... Segunda-feira, sempre é aquele dia... Mas precisamos iniciar a semana, cheio de esperanças e confiante de dias melhores, ainda mais com a aproximação do início da Copa do Mundo no Brasil. E parece que além de nós, a natureza também está se vestindo de verde e amarelo em homenagem a nossa seleção.

Para confirmar isso, registrei para o Blog esta bela flor amarela que estava em meu caminho. Ao fotografar a planta eu não fazia a menor ideia de que se tratava, apenas a achei bonita e muito representativa com o momento em que vivemos. Depois fui para a internet buscar saber qual o nome da flor. 

Seus nomes populares são: Flor-do-cosmos, cosmo-amarelo, picão grande, áster-do-méxico e picão. Ela é uma herbácea de porte pequeno que raramente ultrapassa 1,5 metros de altura. Bastante ramificada, possui folhas compostas, muito delicadas e levemente aveludadas (pilosas).

É natural do centro-sul e sul mexicano, habitando campos abertos, margens de caminhos, beiradas de rios e bosques perturbados seja pela ação humana, seja pela derrubada de algumas árvores em função do vento. É, por conseguinte, uma planta pioneira, com alto vigor de dispersão. Aclimatou-se muito bem em diversas regiões do mundo, sendo considerada invasora na maioria delas. Inclusive no Brasil, mas também nas costas leste e oeste dos EUA, chegando ao Canadá, Península Ibérica e Ásia.

Extremamente rústica, esta planta apresenta folhas compostas e pilosas e longos pedúnculos florais. Suas flores reúnem-se em capítulos simples ou dobrados, de coloração laranja ou amarela, com as pontas dentadas. No paisagismo, o picão pode compor belos maciços e bordaduras, ou composições com outras flores de cores e texturas diferentes. Tem o mesmo estilo campestre das margaridinhas.

Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil, drenável, com regas regulares. Multiplica-se por sementes, com extrema facilidade, de forma que é considerada planta invasiva em determinadas situações. Ela nasce, cresce, dá flores e morre em 1 ano, mas antes disso, espalha ao seu redor muitas sementes que irão dar origem a novas plantas.

A natureza está sempre nos surpreendendo com pequenas coisas, cabe a nós termos sensibilidade, senso de observação e buscarmos nos integrarmos a ela, pois também fazemos parte desta maravilha criada pelo Arquiteto Maior do universo.


Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                        Marcel Peixoto.

Nenhum comentário: