Translate

domingo, 15 de junho de 2014

POST 165/14 - INVASÃO ARGENTINA


Olá... Um lindo dia de sábado, em plena Copa do Mundo no Brasil e resolvi ir ao Leme visitar a exposição de Ursos e evidentemente verificar a quantas andam os turistas em nossa cidade.  Já me surpreendi ao entrar na Dutra, pois avistei vários carros com placas argentinas todos com uma coisa em comum,  muito sujos de barro...

No calçadão de Copacabana a festa do nossos "hermanos" já era grande, havia uma equipe de televisão filmando um grupo uniformizado de azul claro e branco que faziam uma verdadeira algazarra.   Muitos turistas passeando, todos com um sorriso aberto.   O que mais me impressionou foi ver como eles se sentiam muito a vontade aqui no Rio, como se em casa estivessem. 

E para retratar isso para o Blog, fiz a foto acima de dois argentinos, que estacionados no Leme com a sua Van ou Trailler, improvisada como casa, tomavam uma cerveja com mesa e tudo sobre o veículo, como se o teto fosse um verdadeiro terraço.  Com uma bandeira estilizada, curtiam o lindo visual da praia, aguardando o jogo de domingo, no Maracanã.

Problemas da Copa a parte, é muito legal ver a cidade do Rio de Janeiro repleta de turistas estrangeiros e brasileiros também... E finalmente vivenciar a cordialidade do brasileiro, a alegria, a paz... Queria eu poder eternizar este momento...

Bem, voltando aos ursos,  eles são o simbolo da cidade de Berlim, onde estão presentes até nos semáforos da cidade alemã e estão viajando o mundo levando a simbologia berlinense e agregando os valores de mais de 160 países.   Cada urso representa um país do planeta e foram pintados por artistas de cada país, buscando simbolizar suas características mais marcantes. 

Todos são  bonitos, uns mais, uns menos, depende do gosto de cada um.  Para mim o que mais me emocionou foi o do Uruguai, pois foi pintado por Villaró, aquele artista que conheci pessoalmente quando visitei este país, que morreu recentemente e foi homenageado por mim,  aqui no Blog.

Os ursos de Berlin chegaram ao Rio de Janeiro e desembarcaram no calçadão da praia do Leme para uma incrível exposição ao ar livre que irá acontecer até julho de 2014.  Eu recomendo a visita para quem ainda não foi.  Para aqueles que não poderão ir, aguardem o ensaio Fotográfico que publicarei sobre os ursos aqui no Blog.

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                         Marcel Peixoto.

Nenhum comentário: