Translate

quarta-feira, 25 de junho de 2014

POST 172/2014 - DIA DO VINHO EM SÃO PAULO


Olá... Final de semana e o sábado 21 de junho é marcado pelo início do inverno no Hemisfério Sul, não bastasse isso e aproveitando a invasão de turistas na cidade em função da Copa, São Paulo decretou este dia como o Dia do Vinho.  Uma cidade com tantas cantinas e excelentes restaurantes não poderia perder  essa oportunidade.

Contudo no Brasil o Dia Nacional do Vinho é comemorado no primeiro domingo do mês de junho, que este ano caiu no dia 1º do mês.  No Rio Grande do Sul, estado de maior produção de vinhos no Brasil,  a festa é de uma semana e ocorre principalmente em oito municípios da Serra gaúcha.

A quinta edição do evento chega com números recordes: 56 ações estão programadas e mais de 200 empreendimentos planejam alguma atividade alusiva ao tema (incluindo vinícolas com descontos, agências de viagens com ofertas de passeios exclusivos e restaurantes com opções especiais para a data). O incremento previsto nos negócios dos participantes que irão se envolver nas festividades de Baco é de 20%.

O balanço mais recente de consumo da cadeia vinícola também reforça o brinde, segundo dados da Ibravin -  Insituto Brasileiro do Vinho, no ano passado, a comercialização de vinhos finos nacionais cresceu 7%, enquanto os de mesa tiveram alta de 3,2%. Espumantes, com acréscimo de 7,7%, e sucos de uva em ascensão de 40%, são motivos de comemoração.

O vinho não é só um produto comercial. Na cadeia do vinho há histórias e a sucessão secular de famílias, que transmitem de gerações à gerações, o significado desta enorme tradição cultural.  Os imigrantes alemães e principalmente italianos deram ao Sul de  nosso país uma brasilidade européia.  

Pena que haja uma carga tributária tão grande sobre a produção nacional, a ponto de consumirmos mais os vinhos chilenos e argentinos do que os nossos. Sem dúvida eles são muito bons, contudo tal fenômeno ocorre, pois estes se beneficiam comercialmente ao entrarem no país apoiados pelas leis do Mercosul, que praticamente os isentam de impostos.  Assim sendo um bom vinho chileno, como o da  foto que fiz para ilustrar o Blog de hoje, acaba sendo mais barato que um vinho de qualidade similar  produzido no Brasil.

Mesmo com essa concorrência, quase desleal, a nossa indústria vem crescendo ano a ano, até porque o consumo desta bebida  ainda é muito pequena, comparada com a de outros países.  Para que tenham uma ideia o nosso consumo per capita cresceu 23,29% de 2008 a 2011, contudo em 2011 era ainda de 1,8 litros por habitante/ano, enquanto que na França por exemplo, no mesmo ano esse número era de 45,61 litros por habitante/ano, segunda pesquisa efetuada pelo Wine Institute. 

Até a próxima,
                      Amo vocês, 
                                          Marcel Peixoto.


Nenhum comentário: