Translate

segunda-feira, 30 de junho de 2014

POST 179/2014 - O ROBÔ EMPREGUETE


Olá... Um sábado tenso para todos nós, pois o Brasil enfrenta o Chile nas Oitavas de finais da Copa do Mundo.   A preocupação é maior que o normal,  pois o time não está trazendo aquela confiança de outras Copas e a possibilidade de acordarmos antes do sonho se concluir é grande. 

No revezamento que estamos fazendo, coube a nós (eu e minha esposa) sermos os anfitriões do jogo e recebermos em nossa casa os amigos para torcemos, ou sofrermos melhor dizendo, juntos.  Em função do horário do jogo, o encontro acabou por virar um almoço e apesar do jogo não ser contra a Rússia, o cardápio foi estrogonofe de frango e a sobremesa, por conta dos convidados,  deu um toque a mais, com torta de limão, cheese cake de goiabada e ainda um bolo de chocolate.  Ao final, depois da alegria da classificação, café expresso para todos...

Mas para receber bem toda essa galera, tivemos que ralar desde bem cedo e sem o apoio da filha, que saiu para um churrasco, tivemos que usar todos os nossos recursos possíveis para limparmos a casa.  Foi aí, então, que entrou em campo, antes da seleção brasileira, ele - Roomba 650 da iRobot.

iRobot Corporation é uma empresa americana de tecnologia avançada, fundada em 1990 e que foi incorporada pelo Estado de Delaware, em 2000 tornando-se uma empresa pública, com sede em Bedford Massachusetts.  O objetivo principal da empresa é projetar robôs autônomos com uso militares e domésticos.  Obviamente, nosso interesse são os domésticos e hoje apresentamos o Roomba 650, que ilustra o Blog com a foto do dia, para que o conheçam.

Após muita pesquisa na internet e espera para ele chegasse ao Brasil, minha esposa finalmente conseguiu adquirir seu principal aliado hoje, nos trabalhos domésticos.  O iRobot Roomba 650  é um robô que aspira o chão no horário programado  ou com o acionamento de um botão.  Através do sistema de Tecnologia Aerovac,  maximiza resultados de limpeza, aspirando a sujeira, poeira, pêlos e restos em tapetes, madeira, azulejos e pisos laminados, ajustando-se automaticamente a diferentes superfícies.  

Armado com um sistema de sensores, o Roomba 650 é totalmente autônomo, mas nas primeiras limpezas é impossível não passar algum tempo observando o curioso bailado do robô. Ao primeiro olhar, ele não parece tão inteligente, lembrando mais um carro bate-bate. As aparências enganam... Ele realmente não desvia de um obstáculo, dessa forma consegue limpar melhor os cantos. E o seu sistema de navegação faz com que ele passe em todos os pontos e evite quedas em escadas, por exemplo.

Segundo a fabricante, o Roomba 650 possui um sensor acústico que detecta quando um ponto possui sujeira em excesso e passa mais tempo limpando o local. A disposição do mobiliário também afeta a velocidade da limpeza.

De acordo com as especificações técnicas, a bateria tem duração de 90 minutos, mas não é preciso se preocupar com isso. Se a carga estiver no fim, o robô retorna automaticamente para a base e se recarrega sozinho, reiniciando a limpeza do ponto em que parou. Parece perfeito, mas a recarga é um dos pontos fracos do Roomba: ela é demorada.

Duas funções extras merecem destaque. A possibilidade de agendar horários para a limpeza é uma mão na roda. É possível agendar a limpeza para quando a casa ou o escritório está vazio, por exemplo. O Roomba também possui um sensor extra, chamado virtual wall, que funciona como uma parede virtual para delimitar o espaço para a limpeza.

A manutenção também é extremamente simples: basta limpar o compartimento de sujeira de vez em quando e as pás e escovas, quando necessário.   Enfim, o Roomba 650 é um aparelho que cumpre o que promete. Limpa o chão de forma autônoma, eliminando a necessidade das cansativas limpezas com a vassoura. Melhor, em dias de visita, além de varrer o chão, ele serve de atração principal do encontro, com todos querendo ver o funcionamento deste faxineiro robótico.

No nosso caso em especial, não o convidamos para o jogo e assim que a limpeza terminou, tiramos ele de campo.  Mas fica a dica, para aqueles que como nós não tem empregadas, nem tempo para fazer estes trabalhos pesados.

Até a próxima,
                       Amo você.
                                        Marcel Peixoto.

POST 178/2014 - MINHA LIVRARIA PREFERIDA...


Olá... Depois de tantos  jogos da Copa do Mundo sendo realizados diariamente, nesta sexta-feira  me sinto um pouco vazio... Tem certeza que hoje não tem nem um joguinho?  Bem, fazer o que?  Só resta nos preparar para o grande duelo do Brasil amanhã.

Aproveitando o "feriado" de jogos para fazer uma revisão em meu oftalmologista na Barra e antes de voltar para casa, uma paradinha no Barra Shopping para almoçar e dar uma olhadinha em minha livraria preferida. Para ilustrar o Blog, fiz a foto da entrada, a qual estou sempre utilizando em minhas visitas ao shopping.

A FNAC foi fundada no ano de 1954, originalmente como um clube de associados que podiam comprar determinados produtos com descontos, pelos empresários franceses André Essel e Max Théret.  O objetivo da empresa era servir tanto as indústrias comerciais como de consumo, oferecendo equipamentos a preços mais baixos por uma revista, chamada Contact, e cortando assim o preço no varejo de seus produtos em até 15%. 

A empresa alegava ser diferente da concorrência por seu "posicionamento exclusivo de marcas, baseado na exaltação do prazer da descoberta de culturas e tecnologias". Em 1966 a  loja da Fnac deixou de ser exclusiva para membros e foi aberta ao público, começando a se expandir; abrindo sua segunda loja, também em Paris, perto do Arco do Triunfo, em 1969.  A empresa já contava, então, com 580 empregados.

A década de 1970 viu expansões ainda maiores para a Fnac, sendo que as lojas passaram também a vender livros. Em 1974 a empresa começou a vender livros a 80% do preço sugerido ao varejo,  o que desencadeou protestos dos editores, escritores e de livreiros independentes, que se sentiram prejudicados; o governo interferiu em 1982 com a chamada lei 'anti-Fnac', que limitou os descontos em livros a um máximo de 5%.

Atualmente a Fnac é a maior varejista mundial de produtos de cultura e informação. O mix de produtos da Fnac é único no mundo: livros, CDs, DVDs, equipamentos de áudio, vídeo, telefonia, fotografia, informática e serviços. Fundada há 60 anos na França e presente há 14 anos no Brasil, cada Fnac é um lugar onde todas as culturas são compartilhadas e todas as paixões são estimuladas e enriquecidas. 

Segundo seus diretores, "estar numa Fnac é uma empolgante experiência que aguça a curiosidade, dada a imensa possibilidade de escolhas, o aconselhamento personalizado, de espírito engajado e inovador, cujas opiniões e pontos de vista ajudam o consumidor na sua decisão de compra". Em todas as lojas, há espaços dedicados a exposições fotográficas e eventos culturais gratuitos. 

Desde do ano 2000, ela vem crescendo no Brasil e atualmente, são 11 lojas, três em São Paulo (Fnac Paulista, Fnac Pinheiros e Fnac Morumbi, no MorumbiShopping), uma em Campinas (Shopping Parque Dom Pedro), uma em Ribeirão Preto (RibeirãoShopping), uma no Rio de Janeiro (Barra Shopping), uma em Curitiba (Park Shopping Barigui), uma em Belo Horizonte (BH Shopping), uma em Brasília (Park Shopping), uma em Goiânia (Flamboyant Shopping) e outra em Porto Alegre (BarraShoppingSul). 

Gastar com cultura é o melhor investimento que podemos fazer, talvez por essa razão sou fã da FNAC e para melhorar ela ainda paga o estacionamento do cliente, quando ele efetua compras na loja, claro, desde de que ele seja associado.

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                        Marcel Peixoto.




domingo, 29 de junho de 2014

ENSAIO FOTOGRÁFICO 010/2014 - CRISTO REDENTOR


Este  Ensaio Fotográfico  é um conjunto de diversas fotos do Cristo Redentor.  São variações sobre o mesmo tema, realizadas nos últimos meses, sendo que todas as fotos foram feitas a uma distância considerável do tema, com auxílio de zoom óptico e digital e de distintos pontos da Cidade do Rio de Janeiro.  

A intenção  deste ensaio  é homenagear a Cidade Maravilhosa, através de fotos do maior símbolo da cidade, que nestes dias de Copa do Mundo recebe um enorme contingente de turistas estrangeiros e brasileiros também. 

E assim como o Cristo, eu os recebo em meu Blog de braços abertos e na esperança que curtam as 12 fotos, que como sempre foram feitas com muito carinho.

Clique na foto para melhor visualizar o ensaio.


FOTOGRAFIA: MARCEL PEIXOTO
















sábado, 28 de junho de 2014

POST 177/2014 - OS AMERICANOS FORAM A LUA, DE TÃO FELIZES...


Olá... Uma quinta-feira que vai ficar na memória dos americanos... A classificação da Seleção dos Estados Unidos para a próxima fase da Copa do Mundo trouxe muita alegria para os americanos aqui no Brasil e principalmente em seu país.  Parece que o país do "futebol" jogado com as mãos, agora está abraçando o nosso futebol e o número de adeptos cresce a cada dia.

Até o presidente Barack Obama assistiu a partida desta tarde, dentro  do avião presidencial  Força Aérea 1 e seus  compatriotas vibraram como se tivessem novamente conquistado a Lua, tal era a felicidade estampada em seus rostos, confirmados pelas equipes de televisões que acompanharam a festa.  Mesmo com a derrota no último jogo contra a Alemanha, eles se garantiram nas oitavas onde enfrentarão a Bélgica com grandes chances, visto o futebol que estão apresentando.

Com todo esse clima americano no ar, acabei por me lembrar do patriotismo deste povo e consequentemente da NASA que espelha muito esse espírito americano.  Sendo assim, tentei criar com alguns  brinquedos (comprados lá...) um clima de NASA e fotografei o cenário para o Blog.

NASA é a agência do Governo dos Estados Unidos da América responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial. Sua missão oficial é "fomentar o futuro na pesquisa, descoberta e exploração espacial".

A NASA foi criada em 29 de julho de 1958, substituindo seu antecessor, o NACA - National Advisory Commitee for Aeronautics (Comitê Consultivo Nacional para a Aeronáutica). A NASA foi responsável pelo envio do homem à Lua e por diversos outros programas de pesquisa no espaço. Atualmente ela trabalha em conjunto com a Agência Espacial Européia, com a Agência Espacial Federal Russa e  com mais alguns países da Ásia e do  mundo todo para a criação da Estação Espacial Internacional. 

A NASA também tem desenvolvido vários programas com satélites e com sondas de pesquisa espacial que viajaram até outros planetas e até, alguns deles, se preparam para sair do nosso sistema solar,  sendo a próxima grande meta, que tem atraído a atenção de todos, uma viagem tripulada até o planeta Marte, nosso vizinho.

A ciência da NASA está focada em uma melhor compreensão da Terra através do Earth Observing System, na promoção da heliofísica através do trabalho do Heliophysics Research Program, na exploração do sistema solar com missões robóticas avançadas, tais como New Horizons e na pesquisa astrofísica, aprofundando-se em tópicos como o Big Bang com o auxílio de grandes observatórios. Resumindo, é o máximo em desenvolvimento tecnológico e em pesquisas.

Os americanos tem uma característica de fazerem muito bem as coisas que lhes interessam e parece que o futebol está se tornando muito interessante para eles. Assim sendo, é fato que estão crescendo e em pouco tempo veremos eles brigando por títulos.  Essa seleção?  Acho que passa da Bélgica, mais que isso é difícil.

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                         Marcel Peixoto.



POST 176/2014 - PARAQUEDISMO, VAMOS SALTAR?


Olá... Quarta-feira e mais um dia de trabalho no Sul Fluminense, onde fizemos bons contatos comerciais.O  almoço foi  no restaurante Terraço em Resende, que  passou a se chamar Caravaggio, em homenagem a uma santa Italiana que veio para o Brasil juntamente com seus imigrantes e que é alvo de grande devoção entre os gaúchos.  Não preciso dizer  a origem dos donos do restaurante, que apesar de gaúchos fazem um pintado (peixe de água doce) como ninguém... Eu recomendo.

Do terraço do restaurante avistei um grupo de paraquedistas que faziam exercícios de saltos bem nas proximidades  e não resisti em fazer a foto do Blog de hoje, que apesar da distância mostra bem a aventura que é desafiar a gravidade em um voo, inicialmente livre e depois em um planar suave com a possibilidade de visualizar tudo lá de cima, como um pássaro.

Perto dali,  localiza-se a  Academia Militar das Agulhas Negras, que é uma Unidade do Exército Brasileiro e uma escola de ensino superior localizada em Resende.  É a única escola  formadora de oficiais de carreira das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, do Quadro de Material Bélico e do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro.

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) tem sua origem em 1792, com a criação da Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho - primeira escola militar das Américas. Ela foi instalada na cidade do Rio de Janeiro, pelo Conde de Resende, aquele que empresta seu nome à cidade onde hoje se encontra a AMAN.  Diante da necessidade de aperfeiçoar a formação de oficiais para um exército que crescia e se operacionalizava, foi criada em Resende, em janeiro de 1944, a "Escola Militar de Resende".   

Seu idealizador foi o marechal José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque.  Em 1951 , a instituição passou a denominar-se Academia Militar das Agulhas Negras.  Ela ocupa uma área total de 67 km2.  Ao fundo da academia, podemos vislumbrar parte da Serra da Mantiqueira, onde está localizado o Pico das Agulhas Negras, com uma altitude de 2.791,55 m. A AMAN conta, para apoiar suas atividades de instrução e segurança, com um Batalhão de Comando e Serviços. Em efetivo, é o maior Batalhão do Exército Brasileiro. 

Retornando aos destemidos cadetes, como o da foto, ressaltamos que além de militares, o paraquedismo é praticado por desportistas (paraquedistas) que saltam normalmente de aeronaves, ou lugares fixos (base jumping) fazendo uso de um pára-quedas (invólucro contendo uma vela dobrada desenhada a desdobrar-se aumentando sua superfície de contato com o ar) para diminuir sua velocidade de queda, sendo possível realizar saltos de grandes altitudes sem sofrer danos corporais. Paraquedismo é  esporte que está entre os 10 mais radicais do mundo e desafia os corajosos. 

No Brasil o paraquedismo teve inicio com Charles Astor, em 1931, no Aeroclube de São Paulo, que atuou sozinho, formando alunos pelo Brasil e foi sem sombra de dúvida o maior incentivador deste desporto.   Em 1941, no Campo dos Afonsos - RJ aconteceu o primeiro salto coletivo na América do Sul, realizado por 12 alunos de Charles. 

Atualmente estão em operação diversas áreas de salto no Brasil (local onde se pratica o paraquedismo de forma regular), em que se realizam saltos esportivos e saltos duplos, com profissionais devidamente homologados para instrução de alunos.

A cidade de Boituva no Estado de São Paulo concentra o maior número de instrutores de paraquedismo, escolas e aeronaves dedicadas a prática do esporte, por isso é considerada a capital nacional do paraquedismo, local denominado Centro Nacional de Paraquedismo (CNP).

Pretendo  fazer um salto após os meus 50 anos, mas ainda não decidi quando... Fiquem tranquilos que aviso antes, quem quiser entrar nessa comigo é só falar que combinamos.

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                        Marcel Peixoto.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

POST 175/2014 - QUASIMODO - UM CORCUNDA MUITO FOFO



Olá... Uma terça-feira muito especial  para os argentinos, que desde de 1978,  quando foram anfitriões, não jogavam um jogo de Copa do Mundo tão perto de Buenos Aires. O resultado foi uma invasão de nossos hermanos em Porto Alegre.   Uma festa incrível onde o aniversariante Messi, ao invés de ganhar, deu 2 presentes (2 gols) ajudando a classificar a Argentina, com 100% de aproveitamento na 1ª fase do mundial.

Impossível não falar um pouquinho de Copa nestes dias e outro país que vem fazendo grandes apresentações neste Mundial, se consolidando como uma das favoritas é a França.  E é justamente da França que vem o nosso personagem de hoje no Blog, imortalizado na obra de Victor Hugo - O Corcunda de Notre-Dame.

A obra veio a público originalmente com o título de "Notre-Dame de Paris", e nem sequer se centrava na personagem que a eternizou, uma vez que só quando foi traduzida para a língua inglesa, em 1833, é que este nome apareceu no título. Em sua origem, constituía-se em um romance histórico, voltado para o público adulto, com o intuito de conscientizá-lo para a necessidade de se conservar a Catedral de Notre-Dame. Na obra, Victor Hugo não se limita a descrever apenas a antiga Catedral, mas ilustra historicamente a sociedade da Paris medieval e os contrastes dos seus personagens, desde os pedintes e ciganos ao rei e a nobreza. 

A história passa-se em 1482, em Paris, a capital da França. A ação desenrola-se dentro e em torno da Catedral de Notre-Dame, na Île de la Cité, no meio do rio Sena. Lá estavam situados os dois grandes monumentos da cidade à época: a Catedral e o Palácio da Justiça, o que centralizava, na ilha, a religião e o governo de Paris. A Catedral, construída em 1330 , era a principal igreja de Paris. Além de importante local de oração, aceitava órfãos e pessoas que ali procuravam refúgio da lei.

A Obra gira em torno de um homem coxo e deformado que foi adotado pelo arcediago Claudio Frollo. Batizado de Quasímodo, enfrenta uma série de peripécias por conta de um amor não correspondido por uma bela cigana, Esmeralda. Ela é uma personagem que representa uma espécie de beleza suprema, quase celestial, o que faz com que dois homens, Quasimodo e Dom Claudio se apaixonem por ela.

São duas formas de amar diferentes. Quasimodo ama-a de uma forma desinteressada, enquanto Frollo nutre por ela uma enorme paixão, repleta de desejo sexual, embora muitas vezes se note uma grande ternura e carinho pela cigana. No entanto, Esmeralda, não corresponde ao amor de nenhum dos dois, preferindo amar Febo, um oficial da guarda real, que apesar de dizer que a ama, tem uma noiva e não nutre nenhum tipo de sentimento por Esmeralda, a não ser desejo.

O personagem foi adaptado inúmeras vezes, principalmente no cinema. Em 1996, Walt Disney lançou a versão animada do romance, com variações no enredo, que foi posteriormente incluído entre seus Clássicos. No filme da Disney,  Quasimodo é muito diferente da versão original, as diferenças são tanto na forma física como na história do personagem. No livro, Quasimodo foi abandonado pelos pais. No longa, Quasimodo foi tomado de sua mãe e criado por Claude Frollo, que ameaçado pelo pároco, decide o esconder na catedral;

Nesta versão, Quasimodo é fiel a Frollo, mas com o incentivo do Capitão Phoebus e apaixonado por Esmeralda, torna-se rebelde e passa a buscar a independência. Ao lado de Esmeralda, Quasimodo descobre um mundo totalmente diferente daquele que Frollo sugeria.

Sem dúvida,  apesar de sua  aparência  é um personagem "fofo"  e  apaixonante pela sua ingenuidade e amor verdadeiro.   Para trazê-lo ao Blog,   fotografei uma  miniatura comprada na Disney a muitos anos atrás,  em um cenário lúdico.
  
Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                         Marcel Peixoto.


quinta-feira, 26 de junho de 2014

POST 174/2014 - A MAGIA DA CAMISA 10



Olá...  Segunda-feira decisiva para a nossa seleção na Copa, último jogo da primeira fase,  luta para se classificar em primeiro lugar e fugir de um confronto prematuro com a poderosa Holanda. Escrevo hoje sem a pressão de não saber o que poderia acontecer, em uma Copa cheia de surpresas, a última coisa que todos queríamos era uma zebra verde e amarela... E ela realmente não aconteceu.

Com a seleção de Camarões já eliminada e sem seu principal jogador Samuel Eto'o, não foi difícil vencê-los, apesar do susto do gol de empate, que demonstrou uma certa fragilidade de nossa defesa. Mas o que brilhou mesmo foi, mais uma vez, a estrela de nosso camisa 10 - Neymar Jr.  Para registrar esse momento no Blog, resolvi fotografar a camisa que usei para assistir o jogo, que homenageia não só esse atleta, mas a mística que envolve essa camisa.

Tudo começou com ele, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, é reconhecido por todos como o melhor jogador de futebol da história, com mais de 1000 gols. O craque eternizou a camisa 10 do Brasil em Copas de 1958 até 1970. Pela Seleção Brasileira, Pelé ganhou três Mundiais (1958, 1962 e 1970), duas Copas Rocca (1957 e 1963), três Copas Oswaldo Cruz (1958, 1962, 1968), além de uma Taça Bernardo O'Higgins (1959). O melhor do mundo ainda ganhou milhares de prêmios individuais. Pelé foi o grande responsável por eternizar a camisa 10 do time canarinho. Além disso, o Rei é o maior artilheiro da história da equipe verde-amarela, com 95 gols.

De 1970 em diante essa camisa passou por muito jogadores, como Rivelino, Zico, Silas que a usaram sem conseguirem chegar a um campeonato. Em 1994 com  Raí utilizando a 10, nos sagramos tetra-capeões mundiais, contudo o jogador terminou a copa no banco. Somente nas copas de 1998 e 2002 com Rivaldo, ela voltou a ter dias de glória com mais um vice-campeonato e com a conquista do tetra respectivamente. Já em 2006 e 2010, com Ronaldinho Gaúcho e Kaká respectivamente, voltamos a perder o brilho da mesma. 

Mas agora é diferente, finalmente voltamos a ter um camisa 10 com cara de craque, aquele que desequilibra, aquele que puxa a responsabilidade para si e resolve, o melhor de tudo é que ele tem apenas 22 anos. Neymar da Silva Santos Júnior, mais conhecido por Neymar ou Neymar Júnior, nasceu em Mogi das Cruzes/SP em 5 de fevereiro de 1992 e joga futebol desde sempre,  atua como atacante e atualmente joga pelo FC Barcelona da Espanha. 

Neymar chegou às categorias de base do Santos em 2003, aos 11 anos de idade, e desde muito novo passou a ser tratado como uma "joia" por seus diversos treinadores.  Ainda na adolescência, já possuía grande atenção da mídia de maneira geral, chegando a participar de amistosos com jogadores que há muito já haviam se tornado profissionais. 

Aos 14 anos, viajou para a Espanha visando fazer uma espécie de estágio no "galático" time do Real Madri,  que na época tinha no elenco craques como Ronaldo, Zidane e Robinho.  O jogador foi aprovado nos testes da equipe merengue e chegou a ser registrado na Federação Madrilenha de Futebol.  Notando o interesse do Real no ainda adolescente Neymar e sob o risco de perder seu futuro craque, a diretoria do Santos pagou 1 milhão de reais ao jogador para que ele permanecesse nas categorias de base do clube e se tornasse profissional lá.  A diretoria do Real Madrid achou que não valia a pena desembolsar esse dinheiro por um atleta de 14 anos, ledo engano.

Agora a questão não é mais dinheiro, o Brasil deposita nele toda a confiança e esperança de que ele consiga levar nosso time a conquistar um título no Maracanã, aguardado desde de 1950.  A Marquezine e nós amamos você...  Vamos Neymar!!!

Até a próxima,
                     Amo vocês. 
                                        Marcel Peixoto.


quarta-feira, 25 de junho de 2014

POST 173/2014 - UM ESPORTE QUE MISTURA O MAR E O CÉU


Olá... Um lindo dia de domingo se apresenta nos empurrando para fora de casa... É o segundo dia do inverno, entretanto mais parece um domingo de dezembro, não fosse a temperatura um pouco mais amena, poderíamos dizer que estávamos no verão.

Passamos pelo Jardim Botânico para tentar vermos a exposição do concurso de fotografia da "Associação dos Amigos do Jardim Botânico", a qual eu estava participando, mas esqueci do jogo do Maracanã e ao chegarmos, logo após o meio-dia, já estava fechado.  Diante disso, resolvemos partir para a Barra para almoçarmos com a família...  Da varanda de minha sobrinha, vendo aquele mar maravilhoso, não resisti e fiz a foto do dia para o Blog e captei um esportista praticando uma nova forma de surf, que cresce a cada dia.

O kitesurf, kiteboarding ou mesmo flysurf é um desporto aquático que utiliza uma pipa (comumente chamada pelos praticantes de kite) e uma prancha com ou sem alças (uma estrutura de suporte para os pés). O nome resulta da junção de duas palavras inglesas:  "Kite", que significa pipa (papagaio em Portugal) e "Surf", do verbo inglês "to surf", que significa "navegar".

O kitesurf foi inventado em 1985 por dois irmãos franceses: Bruno e Dominique Legaignoux, mas apenas atingiu alguma popularidade em meados da década de 1990.  A pessoa, com a pipa presa à cintura através de um dispositivo chamado trapézio, coloca-se em cima da prancha e comanda o kite com a barra,  sobre a água é impulsionada pelo vento que atinge a pipa. Ao controlá-lo, através desta barra, consegue se deslocar (orçar ou arribar) escolhendo um trajeto, pegando ondas ou realizando saltos.   Este esporte, relativamente recente, encontra-se na moda e em crescente prática no Brasil e no mundo. 

Existem pelo menos 4 tipos de Kites diferentes, os principais e mais utilizados são os Kites Insufláveis, os quais possuem apenas uma superfície de tecido, talas infláveis (insufláveis) que lhes mantém o perfil aerodinâmico estável e um inflável principal que mantém o formato em arco, tornando-os insubmersíveis e fáceis de re-decolar. Estes podem ser subdivididos em dois grupos, os Kites "C" que possuem a forma clássica de um "C" (são os preferidos dos atletas nas competições) e os Kites "flat" ou "bow", que possuem uma forma mais parecida com uma unha, ou seja, mais achatada. 

Outro modelo são os Kites tipo Foils, que se assemelham a um parapente. Estes possuem duas camadas de tecido e é dividido por várias células, que se enchem de ar (pelo vento, através de válvulas frontais) e formam seu perfil. Há ainda os Kites tipo Arch (hídridos), que são um híbrido entre os infláveis e os foils e têm duas camadas de tecido, semelhante ao foil e não possuem infláveis. Finalmente, os Kites tipo Framed que são semelhantes às pipas de brinquedo, pois possuem apenas uma camada de tecido e armação em fibra (geralmente de carbono).

Para quem se interessou sobre o esporte, saibam que existem várias escolas de Kites espalhadas as margens de nossas praias, mas preparem o bolso, pois o esporte não é nada barato, apesar de ser um barato (desculpem, mas não resisti em fazer o trocadilho... rsrsrsrss).

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                         Marcel Peixoto.


POST 172/2014 - DIA DO VINHO EM SÃO PAULO


Olá... Final de semana e o sábado 21 de junho é marcado pelo início do inverno no Hemisfério Sul, não bastasse isso e aproveitando a invasão de turistas na cidade em função da Copa, São Paulo decretou este dia como o Dia do Vinho.  Uma cidade com tantas cantinas e excelentes restaurantes não poderia perder  essa oportunidade.

Contudo no Brasil o Dia Nacional do Vinho é comemorado no primeiro domingo do mês de junho, que este ano caiu no dia 1º do mês.  No Rio Grande do Sul, estado de maior produção de vinhos no Brasil,  a festa é de uma semana e ocorre principalmente em oito municípios da Serra gaúcha.

A quinta edição do evento chega com números recordes: 56 ações estão programadas e mais de 200 empreendimentos planejam alguma atividade alusiva ao tema (incluindo vinícolas com descontos, agências de viagens com ofertas de passeios exclusivos e restaurantes com opções especiais para a data). O incremento previsto nos negócios dos participantes que irão se envolver nas festividades de Baco é de 20%.

O balanço mais recente de consumo da cadeia vinícola também reforça o brinde, segundo dados da Ibravin -  Insituto Brasileiro do Vinho, no ano passado, a comercialização de vinhos finos nacionais cresceu 7%, enquanto os de mesa tiveram alta de 3,2%. Espumantes, com acréscimo de 7,7%, e sucos de uva em ascensão de 40%, são motivos de comemoração.

O vinho não é só um produto comercial. Na cadeia do vinho há histórias e a sucessão secular de famílias, que transmitem de gerações à gerações, o significado desta enorme tradição cultural.  Os imigrantes alemães e principalmente italianos deram ao Sul de  nosso país uma brasilidade européia.  

Pena que haja uma carga tributária tão grande sobre a produção nacional, a ponto de consumirmos mais os vinhos chilenos e argentinos do que os nossos. Sem dúvida eles são muito bons, contudo tal fenômeno ocorre, pois estes se beneficiam comercialmente ao entrarem no país apoiados pelas leis do Mercosul, que praticamente os isentam de impostos.  Assim sendo um bom vinho chileno, como o da  foto que fiz para ilustrar o Blog de hoje, acaba sendo mais barato que um vinho de qualidade similar  produzido no Brasil.

Mesmo com essa concorrência, quase desleal, a nossa indústria vem crescendo ano a ano, até porque o consumo desta bebida  ainda é muito pequena, comparada com a de outros países.  Para que tenham uma ideia o nosso consumo per capita cresceu 23,29% de 2008 a 2011, contudo em 2011 era ainda de 1,8 litros por habitante/ano, enquanto que na França por exemplo, no mesmo ano esse número era de 45,61 litros por habitante/ano, segunda pesquisa efetuada pelo Wine Institute. 

Até a próxima,
                      Amo vocês, 
                                          Marcel Peixoto.


segunda-feira, 23 de junho de 2014

POST 171/2014 - MORANGOS, QUE DELÍCIA...


Olá...  Sexta-feira pós feriado e em plena Copa, não tem como não ser um dia tranquilo, até demais para quem trabalha na área comercial e precisa de vendas... Mas são coisas que temos que superar  e seguir em frente, acreditando sempre que o melhor ainda estar por vir e assim fechamos a semana.

Para o Blog, trouxe uma fruta que adoro e que está na sua época, com produto de boa qualidade sendo ofertado fartamente e com preços bem acessíveis.  Ao ver a travessa repleta de morangos, não tive dúvidas, antes de começar a comer, que tal fazer a foto do Blog de hoje? E o resultado vocês veem acima... Impossível não querer um.

O morangueiro é uma planta da família das Rosáceas, ou seja, são da mesma família das rosas. É um vegetal rasteiro, de caule do tipo estolho, produzindo gemas que permitem com que novas plantas, com raízes e folhas, sejam formadas, assexuadamente.

O morango tornou-se uma cultura há relativamente pouco tempo, cerca de 250 anos atrás. As variedades que consumimos hoje são resultado de cruzamentos de espécies diferentes que ocorriam naturalmente na Europa (França e Rússia) e nas Américas (Chile e Estados Unidos).

O cultivo do morango necessita de sol, pouca umidade e solo rico em matéria orgânica. Há cerca de duas décadas, o morango era uma fruta rara em nosso país, extremamente cara e de consumo pouco difundido. Com o passar do tempo, os agricultores brasileiros fizeram grandes progressos na aclimatação do seu cultivo.  No Brasil, sua produção é mais significativa nos meses de junho a dezembro. A maioria da produção nacional é proveniente dos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal, onde acontecem várias "Festas do Morango", nas principais cidades produtoras.

O morango é um pseudofruto e o que chamamos de morango é, na verdade o receptáculo floral desenvolvido, que se tornou carnoso, suculento e avermelhado. Os frutos, do tipo aquênio, são as estruturas amarronzadas que se encontram incrustadas nele.

Além de suculento, saboroso, e bastante versátil, o morango também possui aspectos nutricionais e funcionais muito importantes. Excelente fonte de vitamina C, boa fonte de folato e potássio, poucas calorias e muitas fibras. Possui bioflavonoides anticancerígeno, como a antocianina (de coloração avermelhada) e o ácido elágico. Assim, é benéfico na prevenção e cura de infecções, cicatrização de ferimento e bom funcionamento do sistema nervoso, cardíaco e digestório.

Além disso, oferece resistência aos tecidos, ossos e dentes; sua ingestão pode reduzir o colesterol e também prevenir o escorbuto (oito morangos possuem mais vitamina C do que uma única laranja). A fruta se destaca pela mistura de minerais. O morango contribui com fósforo, magnésio e potássio. O trio de nutrientes é fundamental para o sistema nervoso e ainda ajuda a manter por muito tempo a saúde muscular. Tem a vantagem adicional de ser pouco calórico: 100 gramas possuem aproximadamente 40 calorias.

A fruta apresenta um revestimento muito frágil na superfície, que protege contra o ataque de fungos. É, portanto, muito suscetível a ter essa parede danificada, por isso é vendida dentro de bandejinhas. Compre morangos de bom aspecto: tamanho médio, vermelhos vivos e com talos bem verdes. Por ser bastante delicado e facilmente perecível, o morango deve ser mantido na geladeira, em temperatura de 0°C, com umidade relativa de 90% e tempo de conservação de 2 a 5 dias.

Por se tratar de uma planta rasteira, é importante não descuidar da higienização dos morangos, antes de serem ingeridos. Os morangos devem ser lavados rapidamente em água corrente, sem absorver água para não perderem o sabor. Não suportam o calor, por isso devem ser consumidos crus.

Não só em pratos doces o morango é bem vindo. O morango é perfeito em saladas de folhas ou sucos, eu particularmente gosto muito na caipifruta. Por tudo que já falamos sobre os morangos, minha sugestão é usem e abusem de seu consumo e aproveitem a safra, para consumir agora que estão com bons preços.

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                         Marcel Peixoto.



POST 170/2014 - CORPUS CHRISTI


Olá... Quinta-feira, feriado nacional pela celebração de Corpus Christi, mesclado com Copa do Mundo e um dia de chuva no Rio de Janeiro, o que faz com que a vontade de sair tenda a zero... Fazer o quê?  Ficar em casa e descansar.

O feriado de Corpus Christi não é bem compreendido entre as pessoas de um modo geral, por essa razão decidi falar sobre este assunto no Blog para esclarecer a dúvida de muita gente e assim fotografei um crucifixo que ganhei de um artesão, em uma viagem a Nova Friburgo, a uns vinte anos atrás.

Para que tenham uma ideia da confusão, na véspera do feriado, passei por um grupo de crianças, que deveriam ter mais ou menos 10 anos de idade cada uma e elas falavam exatamente sobre o assunto. Uma das crianças perguntou as outras: "Vocês sabem o que é esse feriado de "Corpos Fritos"? Não, responderam e um sugeriu: "Será que é por causa de algum incêndio que aconteceu?"...

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII.  O Papa Urbano IV, na época, cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège, na Bélgica,  recebeu o segredo das visões da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon, que teve visões de Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.



Quando papa, Urbano IV, determinou que os objetos  milagrosos fossem levados   para Orviedo em grande procissão, os quais  foram   recebidos solenemente por  sua santidade e  levados para    a Catedral de Santa Prisca.   Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico, que tornou-se uma tradição.  

A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV em 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes, sendo uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor. Quatro dias após este ato, ele veio a falecer.

Para um maior esplendor da solenidade, desejava Urbano IV um ofício para ser cantado durante a celebração. O Ofício escolhido foi composto por seu amigo São Tomás de Aquino, cujo título era Lauda Sion (Louva Sião). Este cântico permanece até a atualidade nas celebrações de Corpus Christi.  A festa de Corpus Christi foi decretada somente em 1269.

A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: "Este é o meu corpo... isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim". Segundo Santo Agostinho, é um memorial de imenso benefício para os fiéis, deixado nas formas visíveis do pão e do vinho. Porque a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-Feira Santa,  Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira, 60 dias após a Páscoa,  podendo cair, assim, entre as datas de 21 de maio e 24 de junho.   

Até a próxima,
                       Amo vocês,
                                          Marcel Peixoto

domingo, 22 de junho de 2014

POST 169/2014 - A FARMÁCIA DE CADA UM


Olá... Quarta-feira e a semana continua tal qual um vaga-lume,  que se acende e se apaga, é assim que caminhamos, um dia se trabalha, no outro tem jogo do Brasil, um dia se trabalha no outro será feriado, um dia se trabalha e o final da semana chega... 

Hoje resolvi trazer para o Blog a minha farmacinha pessoal, confesso que quando comecei a juntar os remédios para fazer a foto, não imaginava que haveriam tantos, sendo que alguns ficaram até de fora, pois não havia espaço na prateleira usada como cenário para a foto.

Vocês não imaginam o dinheiro que  é gasto com  farmácia, é quase uma compra de mercado mensal.  Na época em que  minha mãe estava em vida, ela chegou a utilizar 14 tipos diferentes de remédios diariamente,  mas mesmo hoje, acho que em minha família consumimos muito...

Existe uma certa confusão com a terminologia que usamos, um remédio é qualquer substância ou recurso utilizado para obter cura ou alívio.  Por exemplo: Banhos, massagens, chás caseiros, alimentação saudável, uso de ervas, suplementos alimentares, pomadas caseiras, unguentos artesanais, podem ser considerados remédios.

 Já medicamento, tem uso mais estrito a composição excipientes+fármacos, vendidos em farmácias e drogarias, utilizados na cura, prevenção e profilaxia, com uma série de regras e testes de qualidade que devem ser realizados para comprovar sua eficácia.

A palavra fármaco deriva do termo grego phárn, que tanto pode significar veneno como remédio, dependendo da dosagem.  Na terminologia farmacêutica fármaco designa uma substância química conhecida e de estrutura definida e dotada de propriedade farmacológica com interesse médico.

Por convenção, substâncias inertes (como excipientes -  substância que serve para ligar ou dissolver outras que constituem um medicamento) não são considerados fármacos.  De acordo com esta definição, fármaco designa qualquer composto químico que seja utilizada com fim medicinal, o que torna a sua distinção de medicamento bastante sutil.  

Seja qual o for o nome, a questão é que cada vez mais, os utilizamos como recurso para melhorarmos a nossa qualidade de vida. Considero que isso advém do desenvolvimento tecnológico da indústria farmacêutica aliado em um grande trabalho de marketing feito por eles. Hoje é difícil, eu diria quase impossível, você sair de uma consulta médica sem uma receita debaixo dos braços.  Parece que virou quase uma obrigação dos médicos fazerem isso e vou mais longe, se o médico não prescrever nada, é possível que o paciente peça e se ele não o fizer,  se julgará que não é um bom profissional.

O ideal é termos saúde e para isso vale qualquer recurso, só não vale abusar, pois nada em excesso é saudável.

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                         Marcel Peixoto.



sábado, 21 de junho de 2014

POST 168/2014 - "AMARRA O AMOR NA CHUTEIRA..."


Olá... Apenas uma cochilada e o Blog já está atrasado de novo... Mas valeu a pena, pois consegui postar o ensaio da orquídeas, o qual espero que já tenham visto.  Mas estamos na terça-feira, dia do segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo e não poderia deixar de falar sobre isso no blog.  

Para ilustrar este momento, fiz a foto do chapeuzinho que ganhei para torcer para o Brasil no jogo de estréia e resolvi trazê-lo como um talismã, no dia de hoje. Como estou escrevendo após o referido jogo, tenho que confessar que não tenho a mesma empolgação que teria se não soubesse ainda o resultado.

Mas vamos ao dia,  que se iniciou cheio de expectativas para o jogo e com muito trabalho, pois tivemos que transformar as oito horas de trabalho em apenas quatro.  Mas como todos estavam já no ritmo da Copa, acabamos por dar conta do trabalho em tempo hábil, partimos para o almoço e em seguida rumo ao encontro do grupo.

Não sei se cheguei a mencionar aqui no Blog, mas definimos que as quatro famílias que assistiram juntas o primeiro jogo, continuariam juntas assistindo os outros jogos até o Brasil ganhar ou ser desclassificado e assim partimos para Queimados para a casa de uma das famílias para torcermos mais uma vez juntos.

Chegamos e estávamos  todos de  verde e amarelo, na  verdade  mais amarelo do que verde,  a exceção de minha comadre que trajava uma camisa vermelha e bermuda preta.  Até o jogo começar ninguém havia percebido a terrível coincidência, o uniforme do México era exatamente igual a roupa dela...  Imediatamente isso gerou uma aflição em todos nós...  Acho que já era um preságio...

Desta vez o cardápio foi rodízio de pizza, uma coisa assim bem light... mas comer muito e assistir  a um jogo tão complicado, pode ser perigoso e até termos indigestão... Posso dizer que as pizzas estavam bem melhores que o jogo...

Ao final do jogo com o placar idêntico ao início, toda a culpa caiu sobre a mexicana disfarçada... Que apesar de tentar demonstrar que torcia para o Brasil, não convenceu ninguém... Na pior das hipóteses, agourou nosso time.

Mas vamos combinar também,  que cantar "Sou Brasileiro...." não dá mais... Ninguém aguenta isso... Precisamos mudar as músicas da Copa e para contribuir, coloquei junto a foto, uma estrofe da bela música encomendada por um banco para seu comercial da Copa.  É muito melhor até que o música oficial da FIFA, que ouvi e de imediato esqueci.

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                         Marcel Peixoto.


quinta-feira, 19 de junho de 2014

ENSAIO FOTOGRÁFICO 009/2014 - EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS

O Ensaio Fotográfico foi realizado no dia 03 de maio de 2014, no Jardim Botânico da Cidade do Rio de Janeiro, durante uma exposição de orquídeas que estava acontecendo na ocasião. 

A intenção  deste ensaio  é trazer  para os  olhos das pessoas,  a  beleza  da flores.   E se  eu conseguir  que pelo menos um leitor dedique,  um pouquinho de seu tempo para  contemplar a natureza  no seu dia-a-dia,  já estarei realizado.   A natureza é divina e justamente através dela que Deus expressa o seu amor por todos nós.

Abri o ensaio com algumas bromélias, para depois partir para as orquídeas.  São ao todo 45 fotos,  com as quais tento passar a minha emoção com as plantas. Espero que gostem,  pois o ensaio e a preparação das fotos foram feitos com muita dedicação e amor.

Clique na foto para melhor visualizar o ensaio.


FOTOGRAFIA: MARCEL PEIXOTO