Translate

segunda-feira, 28 de abril de 2014

POST 118/2014 - UMA BANANA PARA O RACISMO


Olá... Desde ontem não se fala em outra coisa a não ser o lamentável episódio ocorrido na Espanha, envolvendo o jogador Daniel Alves, durante o jogo do Villarreal e Barcelona, time do brasileiro.  Ao se preparar para bater um escanteio, o possível titular da lateral direita da seleção brasileira e do Barcelona, foi alvejado por uma banana atirada pela torcida adversária, em uma demonstração irrefutável de racismo.

Manifestações repugnantes como essa tem sido a tônica em vários jogos de futebol, não só na Europa, mas em todo o mundo.   Mas, pessoas que se comportam desta forma dentro de um estádio, onde se vai para se divertir, torcer, extravasar, como deverão ser em seu  dia-a-dia?

Nos dias atuais não cabe mais esse comportamento, em nossa sociedade.  São pessoas que deveriam ser internadas para tratamento psicológico...  

Essa questão com os macacos vem de muito longe, para entendermos temos que nos fazer valer da história e voltarmos a teoria da evolução, onde alguns "estudiosos" afirmaram que os homens seriam os diretos descendentes dos macacos e por consequência, os africanos se tornaram o elo entre os macacos e os europeus. Teorias como essa, fundamentaram o racismo científico, alimentado por uma pseudo ciência.   

Ao fazer parecer que os não-europeus seriam mais macacos do que humanos, justificava-se  a escravidão nas Américas e o colonialismo no resto do mundo. Essa foi a forma que os europeus usaram para se diferenciar biológica e culturalmente, mantendo a sua "superioridade" sobre os outros povos.  

Comparar negros e descendentes a macacos é repetir uma parte perversa de nossa história, uma história escravocrata que tanto fez mal a humanidade.

Não podemos admitir que nossas crianças sejam contaminada por esse vírus do mal... Somos todos humanos e iguais perante a sociedade e a Deus, para aqueles que acreditam numa força maior.  Não podemos nos calar diante de tal infâmia, que nossa voz seja ouvida e que prevaleça sempre o amor incondicional entre todos os povos.  

Até a próxima,
                     Amo vocês,
                                       Marcel Peixoto. 




Nenhum comentário: