Translate

terça-feira, 8 de abril de 2014

POST 096/2014 - OS ELEFANTES E AS BOAS ENERGIAS


Olá... Ainda tentando atualizar o Blog... Estamos no domingo, o qual tivemos uma bela feijoada entre amigos, mas a foto que trago hoje ao Blog é de um dos maiores mamíferos do planeta - o elefante. Este, da foto, vive em minha estante da sala, de costa para a porta.

Existem três espécies de elefantes no mundo, duas africanas e uma asiática. Além disso, houveram no passado longínquo, os mamutes, hoje extintos. Até recentemente, acreditava-se que havia apenas duas espécies vivas de elefantes, o elefante-africano e o elefante-asiático, uma espécie menor. Entretanto, estudos recentes de DNA sugerem existir uma distinção entre  duas espécies de elefante-africano: O Loxodonta Africana que vive nas savanas, e os Loxodontas cyclotis  que vive nas florestas. 

Os elefantes-africanos são maiores que as variedades asiáticas e têm orelhas mais desenvolvidas, uma adaptação que permite se libertar do calor em condições de altas temperaturas. Outra diferença importante é a ausência de presas de marfim nas fêmeas dos elefantes asiáticos.

São animais herbívoros, alimentando-se de ervas, gramíneas, frutas e folhas de árvores.  Dado o seu tamanho, um elefante adulto pode ingerir entre 70 a 150 kg de alimentos por dia.  As fêmeas vivem em manadas de 10 a 15 animais, lideradas por uma matriarca, compostas por várias reprodutoras e crias de variadas idades. O período de gestação das fêmeas é longo (20 a 22 meses).  Os filhotes podem nascer com 90 kg. Os machos adolescentes tendem a viver em pequenos bandos e os machos adultos isolados, encontrando-se com as fêmeas apenas no período reprodutivo.

Mas para nós que estamos bem longe de seu habitat natural, o elefante passa a ter uma outra função: proteger a casa, o escritório, a si mesmo e as pessoas queridas das energias negativas.  Esse é um hábito comum em várias culturas. E uma das formas mais populares de se fazer isso é colocando um elefante virado de costas para a porta,  pois nesta posição o animal atrai sorte e evita a falta de dinheiro.  

Venerar o elefante é uma tradição indiana. Na índia, acredita-se que o animal atrai bons fluidos e funciona como um amuleto de proteção. A importância do animal é tão grande que alguns templos criam um espécime do animal em seus domínios, para atrair riqueza e prosperidade.

O elefante pode ser usado de várias formas e em diferentes locais. Ele pode ser usado como chaveiro, pendurado na bolsa, em bijuterias ou como já citado, colocado no escritório ou em casa.  Proporcionar vida longa também é um dos atributos deste amuleto. 

Lembro-me de, na minha infância,  ter visto vários elefantes ao vivo nos circos que passavam pela cidade. Era de praxe ter um desfile pelas ruas e os elefantes eram a atração, sobre as carretas do circo.  Hoje existe uma Lei de proteção aos animais que proíbe aos circos de terem animais selvagens. Sendo assim, nos resta os zoológicos.

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                       Marcel Peixoto.

Nenhum comentário: