Translate

sexta-feira, 18 de abril de 2014

POST 104/2014 - UMA VISÃO DO MEU OUTONO


Olá... Iniciando a semana, segunda-feira (14/04), mas ainda com uma imagem do final de semana na cabeça.  Dirigindo pela Dutra no sábado, passei por uma paisagem que muito chamou a minha atenção e me programei à voltar ao local para transformar essa paisagem da minha mente em uma imagem que eu pudesse compartilhar com todos vocês.

E assim fiz a foto acima para Blog, em um dia nublado, que muito colaborou com a atmosfera que eu gostaria dar a imagem.  A árvore seca, representa bem o outono, estação que estamos no momento e o fato desta estar dentro da água, torna para mim a imagem ainda mais especial.

O que eu não poderia esperar,  era que exatamente no momento eu que eu fazia a foto, ter uma garça pousada em seu topo.  Para ser muito sincero com vocês, eu só fui ver o pássaro, em casa quando coloquei o cartão de memória da máquina no Laptop e abri a imagem.   Para mim foi uma coincidência muito agradável, que veio brindar a foto, como a cereja do bolo.

Nós amantes da fotografia, com o passar do tempo, vamos aprendendo a enxergar o mundo de uma forma diferente. De uma forma mais poética, lúdica, enfim descompromissada com as regras formais...  É um exercício diário que temos que fazer mentalmente, para desenvolver esse talento.

Estou lendo um livro chamado "Poesia Visual - Chris Orwig" onde há um capítulo exatamente sobre esse assunto e há um trecho que gostaria de trazer ao Blog para que vocês possam meditar a respeito:

"O que vemos nos afeta de maneira profunda. Estou convencido de que isto não depende do que surge diante de nossos olhos.  Em vez disso, enxergar depende de quem somos.  Aprender a enxergar é uma aventura como nenhuma outra. Como Marcel Proust disse, "a verdadeira viagem da descoberta consiste não em enxergar novas paisagens, mas de ter novos olhos."

Imagine ter uma visão que muito esclarece e aprofunda o que já sabemos - enxergando o que escapa de quase todos os outros.  Imagine que um mundo que um dia você considerou ordinário, surja completamente vivo. Aprender a enxergar é sobre se aproximar da vida de uma nova perspectiva e redescobrir  uma fonte de maravilhas do mundo."

Profundo, não?

Desde de que iniciei a minha caminhada,  tentando me tornar um fotógrafo, venho tentando desenvolver essa habilidade dentro mim, pois a considero fundamental para o sucesso. Olhar com os olhos do coração, colocando amor em todas as coisas, talvez seja meu o tempero predileto ao fotografar.  A caminhada é longa e estou dando ainda os primeiros passos, mas que sejam firmes.

Obrigado a todos pelo incentivo, pois se reinventar os 50 anos não é tão simples quanto parece, mas é uma missão extremamente prazerosa e gratificante.

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                       Marcel Peixoto


Nenhum comentário: