Translate

quarta-feira, 23 de abril de 2014

POST 111/2014 - A CURA ATRAVÉS DO DENTINHO DE LEITE


Olá... Segunda-feira, 21 de abril, começando a semana com um feriado para descansarmos da Páscoa... Sendo hoje dia de Tiradentes, que além de inconfidente era também dentista, me lembrei dos meus dentinhos de leite que foram guardados pela minha mãe e confiados a mim na minha juventude.   

Como homenagem ao dia, procurei os referidos dentinhos e fiz a foto, do primeiro deles a cair, na mão de minha filha.  Comparativamente a mão que o segura, vemos que ele era bem pequenininho.   Os dentes de leite caem porque os permanentes estão bem ali atrás e vão "sugando" o cálcio existente nas raízes do dente de leite. E quando ficam sem raiz, eles ficam moles e caem.

Não é necessário fazer a extração do dentinho.   Depois que o dente amolece ele não deve permanecer por muito tempo no local pois ele pode atrapalhar a erupção do dente permanente e causar problemas ortodônticos.  Pouco depois do dente de leite cair dá-se o nascimento do dente permanente.

Pesquisando na Net, descobri um estudo realizado por cientistas brasileiros, no Instituto Butantan de São Paulo, que usam os dentinhos de leite para a cura de doenças sérias, inclusive a cegueira.  Eles retiram de dentro deles células tronco, que são células capazes de se transformar em qualquer tipo de célula do corpo humano.  Nossos cientistas descobriram uma forma de obter grandes quantidades de células tronco das poucas existentes dentro dos dentinhos de leite.  A ideia é reconstruir a córnea para, dessa maneira, restaurar a visão.

Segundo a biomédica Bábyla Monteiro , “o tecido da córnea precisa ser constantemente renovado, pois as células se desgastam como as da pele”. No entanto, quando a região límbica (que fica em volta da córnea) é afetada por um trauma ou uma doença, a córnea perde a capacidade de regeneração e se torna opaca, comprometendo a visão. As células límbicas podem ser transplantadas do olho saudável do próprio paciente, mas quando o problema afeta os dois olhos, é preciso recorrer a um doador, com riscos de rejeição. “Com as células-tronco de dente de leite esse risco é menor”.

É uma iniciativa exemplar e temos que aplaudir e divulgar...

Até a próxima,
                     Amo vocês,
                                       Marcel Peixoto. 

Nenhum comentário: