Translate

domingo, 6 de abril de 2014

POST 093/2014 - LAGOAS DA BARRA EM RECUPERAÇÃO


Olá...  Continuamos na luta para colocar em dia o Blog, então estamos na quinta-feira (03/04).  Dia de reunião de trabalho na Barra e aproveitei uma oportunidade para fazer a foto  da Pedra da Gávea e da Lagoa de Marapendi para o Blog.

A propósito olhando para a Pedra da Gávea de vários pontos da Barra, a mesma tem o aspecto de um rosto de um homem narigudo... Se olharmos na foto, até parece que ele está deitado com as mãos sobre o peito. já perceberam?

A Lagoa apesar de parecer linda e limpa,  é  imprópria para banho e pesca devido à poluição, apesar de serem atividades ainda presentes.  Por sua localização é ainda muito utilizada na prática de esporte, como windsurf, remo e canoagem.  Sua vegetação é o manguezal o qual serve de abrigo a diversas espécies nativas,  como crustáceos, garças, patos selvagens e o jacaré-de-papo-amarelo.

Existe um plano de despoluição da lagoa e com a  conclusão das obras do emissário submarino da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá, a lagoa parou de receber o esgoto dos condomínios vizinhos, estando atualmente em processo natural de limpeza das suas águas, já sendo encontradas águas melhores no Canal sentido Recreio dos Bandeirantes e o reaparecimento de espécies nativas nessa área, como siris, peixes, pássaros e jacarés.

O projeto – que faz parte das obrigações do Caderno de Encargos das Olimpíadas de 2016 – visa dragar e recuperar ambientalmente as degradadas lagoas da região (Marapendi, Tijuca, Camorim e Jacarepaguá), além dos canais da Joatinga e de Marapendi, totalizando um perímetro de 15 km de extensão. As obras serão iniciadas ainda no 1º semestre de 2014 e terão investimentos de R$ 673.621.941,17, recursos oriundos de empréstimo do Banco do Brasil e do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam).

O referido projeto,  vem coroando assim,  anos de lutas de moradores, ambientalistas e empresários da região pela recuperação desse degradado ecossistema lagunar.  E esperamos sinceramente que melhore a situação das lagoas, pois elas são lindas e o meio ambiente agradece.

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                       Marcel Peixoto.

Nenhum comentário: