Translate

domingo, 13 de abril de 2014

POST 100/2014 - A MÁSCARA DO SONO


Olá... Quinta-feira dia 10 de abril, consulta marcada com a fisioterapeuta no Méier para buscar a máquina do CPAP, que me ajudará a combater um problema crônico que tenho a Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (AOS). Quem acompanha o Blog sabe que venho fazendo alguns exames e finalmente chegou a hora de começar a usar o aparelho.


Normalmente, quando se dorme, os músculos que controlam a língua e o palato mole mantêm as vias aéreas abertas. Se esses músculos relaxam, as vias aéreas se estreitam, causando os roncos e dificuldades na respiração. Se esses músculos relaxam demais, as vias aéreas ficam completamente obstruídas, impedindo a respiração. É isso que se denomina Apnéia Obstrutiva do Sono.

Depois de um período de tempo, entre dez segundos e dois minutos, o cérebro percebe que falta oxigênio e avisa ao corpo para que acorde. Apesar da pessoa que padece deste distúrbio muitas vezes não se dar conta, este ciclo pode acontecer várias centenas de vezes durante a noite, interrompendo seriamente o sono. Em meu primeiro exame, foram identificados 550 apnéias em 6 horas de sono.


Sempre ronquei durante o sono e posso até dizer que fui vítima de bulling durante a minha vida, mas tive sorte de casar com uma pessoa que dormia sem se importar com o meu ronco, talvez por isso demorei tanto a procurar um tratamento. Cheguei a operar  o nariz para tentar resolver o problema, mas em pouco tempo o problema voltou.

Mas o que me levou principalmente a procurar o tratamento foi a sonolência diurna, que muito vinha me incomodando.  Como não conseguia dormir bem, eu passava o dia inteiro sonolento.  Além disso, as consequências a longo prazo são preocupantes, pois a falta de oxigênio no cérebro regularmente, pode causas sérios danos.


O tratamento  mais comum é a Pressão de Ar Positiva e Contínua nasal (CPAP).  A CPAP não é um medicamento nem uma cirurgia, mas permite um tratamento com eficácia imediata. Atualmente é recomendado pela maioria dos médicos no mundo todo e já está dando alívio a milhares pessoas que sofrem de SAOS.



O CPAP funciona proporcionando um "encanamento pneumático" para manter abertas as vias respiratórias superiores. Um gerador de ar administra ar com pressão através de um tubo e uma máscara (geralmente máscara de nariz) que vai desde o nariz até as vias respiratórias superiores. O ar com pressão evita o estreitamento e o colapso dos tecidos moles das vias respiratórias superiores.


No meu caso específico, uso uma máscara que abrange o nariz e a boca.  Vocês devem estar se perguntado se é confortável dormir com isso, eu respondo: Não.  Mas, se encarado como um tratamento médico, temos que suportar o sacrifício para termos os benefícios.

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                       Marcel Peixoto.

Nenhum comentário: