Olá... Sexta-feira Santa, primeiro dia de um longo feriado e um dia muito especial, pois para os cristãos, é dia de lembrar o martírio de Jesus Cristo, que crucificado, remiu todos os pecados dos homens. Um dia para orações e de introspecção para todos nós.
Precisei sair para fazer umas comprinhas e acabei por me deparar com as belas tulipas vermelhas, que vocês podem ver na foto de hoje do Blog, claro que as comprei e ofertei à minha esposa. No início da semana recebi, via WhatsApp, algumas fotos de minha irmã e da minha sobrinha, diretamente de Paris, com jardins repletos de tulipas, imaginem como fiquei feliz quando as achei aqui.
As tulipas são originárias da Turquia e não dos Países Baixos, como o senso comum leva a imaginar. Foram levadas para os Países Baixos em 1560 pelo botânico Conrad Von Gesner. O nome da flor foi inspirado na palavra turco-otomana tülbend, posteriormente afrancesada para tulipe, que originalmente significa turbante, considerando a forma da flor invertida. Algumas referências defendem que as tulipas seriam originárias da China, de onde teriam sido levadas para as montanhas do Cáucaso e para a Pérsia. A tulipa vermelha é a flor do escudo da Holanda e um dos símbolos do país.
Tulipas vermelhas significam amor eterno, amor perfeito, amor irresistível e representam para quem as dá uma verdadeira declaração de amor, simbologia de um amor eterno, um amor verdadeiro e cuidadoso, aquele que não terá fim. Assim como acontece com a rosa vermelha, este forte simbolismo com o amor também caracteriza a tulipa vermelha. Diante disso, acho que ofertei as flores para a pessoa certa.
Em geral, a tulipa vermelha significa o amante perfeito ou ideal, são apelos de amor e são conhecidas por serem um ótimo presente após uma briga de casal, uma vez que transmitem um amor verdadeiro e que a pessoa está arrependida e cheia de amor. Não foi o caso, mas é sempre bom saber...
Existe uma lenda turca que serve para explicar o significado por trás da tulipa vermelha. A lenda conta que Farhad, um príncipe, estava perdidamente apaixonado pela jovem Shirin. Um dia, Farhad foi informado que a sua amada tinha sido morta. Não aguentando a tristeza e a dor, o jovem príncipe decidiu terminar a sua vida, cavalgando para um precipício. Segundo a lenda, cada gota de sangue do príncipe fez nascer uma tulipa vermelha, simbolizando assim o amor perfeito.
De acordo com o Feng Shui, as tulipas vermelhas possuem a propriedade de trazer fama ou fazer com que um indivíduo conquiste a fama de forma rápida. Além de poder atrair amor, muitos acreditam que esta flor também é capaz de atrair riqueza.
Amor, ok. Famoso pelo Blog, agora só falta a riqueza... rsrsrsrs.
Até a próxima,
Amo vocês,
Marcel Peixoto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário