Translate

quarta-feira, 9 de abril de 2014

POST 097/2014 - FILHOTES, TRABALHO COMO FOSSEM CRIANÇAS


Olá... Começamos a semana, segunda-feira,  aproveitando uma outra reunião na Barra, para em seguida visitar os meus "sobrinhos", que por sinal estão lindos. Esse da foto é um dos mais parecidos com o pai e apesar de novinho, já tem uma carinha de zangado.

Cuidar de uma ninhada de oito filhotes não é um trabalho simples, principalmente quando se faz isso com muito amor e dedicação.  É praticamente como se fossem bebês, que precisam mamar a cada 3 horas (isso inclui a madrugada) e serem limpos um a um em intervalos semelhantes, para que não adoeçam. 

Os detalhes em relação a limpeza e alimentação dos cachorrinhos devem ser levados em conta, sendo que durante os primeiros 30 dias de vida, a amamentação é a melhor e mais indicada fonte de energia para os pequenos.  No caso específico, por se tratarem de oito esfomeados, o  leite da mãe acabou por não ser suficiente, sendo complementado com leite de cabra dado a cada um com auxílio de um bico e uma seringa, para dosar a quantidade.   

A partir disso, já se pode começar a alimentar os cães com rações próprias para sua idade ou mesmo com papinhas próprias para o desmame dos filhotes, que  podem ser encontradas no mercado brasileiro. Para o início do desmame é indicado iniciar a ração para filhotes, mas mesmo assim deixar o leite disponível, seja o leite artificial ou leite materno. A  ninhada em questão, com menos de 2 meses,  já está totalmente condicionada a comer a ração para filhotes.  

Em relação à higiene canina e passeios, é recomendado que os primeiros cuidados do filhote já tenham sido feitos, assim como todas as vacinas do primeiro ciclo antes de tomar seus primeiros banhos ou sair nas ruas, evitando infecções desnecessárias. Neste período  é indicado a estimulação em ambientes internos, quanto mais desafios o animal tiver na primeira fase da vida maior a chance de ser um cão condicionado a um adestramento quando adulto, devido ao maior desenvolvimento da parte de raciocínio do cérebro do cãozinho quando ele ainda estiver crescendo. 

Acostumar os filhotes com ossos artificiais e biscoitos para cães na época em que começam a despontar seus dentes – por volta dos trinta dias de vida – é uma boa opção para deixar seu cachorrinho mais confortável com o processo e, ao mesmo tempo, ensiná-lo a fazer sua limpeza oral, além de preservar os objetos que não são feitos para roer e nossos bichinhos adoram destruir, como chinelos e sofás. Na foto acima, vemos que o filhote já tem o seu próprio mordedor.

Outro fator importante entre os cuidados com filhotes de cachorro é lembrar, sempre, que essa primeira fase de vida é o período em que o animal mais adquire hábitos e, portanto, ensinar detalhes básicos que serão rotina na vida do cãozinho – como visitar o veterinário, fazer a limpeza de ouvidos, dentes e algumas técnicas de adestramento – pode ser bem mais fácil nessa época, e sempre fazer de maneira que não se torne um trauma.

Essas são algumas dicas de criadores, misturadas com o que assisti sendo feito pelo meu cunhado, que diga-se de passagem é um excelente criador, pois conseguiu em sua primeira ninhada de Bulldogues manter sempre os oito cachorrinhos esbanjando saúde e em ótimo estado físico.

Aguardem que em breve estarei postando um ensaio de fotos de todos os oito individualmente, juntos e misturados.

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                        Marcel Peixoto.

Nenhum comentário: