Translate

segunda-feira, 7 de abril de 2014

POST 095/2014 - ITACURUÇÁ, LEMBRANÇAS...


Olá... Em pleno sábado trabalhando... Fazer o que?  Temos que atender as necessidades dos clientes e especificamente este só poderia ir a obra neste dia, então - Partiu Mangaratiba.

Ao retornar pela Rio-Santos,  após comer uma tradicional cocada de Muriqui  em uma parada no bairro, atravessei o túnel e vislumbrei a linda Baia de Itacuruçá, neste momento parei o carro no acostamento para fazer a foto acima para o Blog. 

Itacuruçá é o terceiro distrito do Município de Mangaratiba, situado na região sul do estado, denominada "Costa Verde”.  A região era domínio dos índios Tamoios e no século XVII os portugueses trouxeram, oriundos do sul da Bahia, algumas centenas de índios Tupinambá, com o objetivo de conquistar o território. Pacificada a região, os jesuítas fundaram um povoado na área do continente mais próxima da ilha de Piaçavera e ali fincaram uma cruz, utilizando pedras colhidas nos arredores. 

Daí a origem do nome do distrito, Ita = Pedra e Curuçá = Cruz na antiga língua dos Índios locais, ou seja, o nome  é baseado na referida cruz de pedra  construída pelos jesuítas para marcar a presença da coroa portuguesa neste paraíso fluminense.

Para mim Itacuruçá traz muitas recordações, meus pais passaram a lua de mel deles lá (estou me referindo ao ano de 1950) e mais que isso, passei boa parte de minha infância indo frequentemente aqui com minha família.  Nos anos 70 ainda era possível  utilizar a praia e a pesca era farta. Sendo assim,  nas férias eu ia sempre para lá, muitas das vezes com os meus primos, era diversão na certa.

Especificamente essa visão que transformei em fotografia, durante muito tempo após a perda de meu pai, me emocionava muito e a minha passagem por aqui trazia uma lembrança tão forte dele que sempre eu ia as lágrimas.  Hoje continuo lembrando dele quando passo aqui, mas 26 anos já fizeram com que as cicatrizes se fechassem um pouco mais.

São tantas as recordações que eu poderia escrever vários post sobre essa foto, mas como ainda faltam 270 para terminarmos o ano, melhor guardar algo para frente.

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                        Marcel Peixoto.

Nenhum comentário: