Translate

segunda-feira, 21 de abril de 2014

POST 109/2014 - CAPELA IMPERIAL



Olá... Em pleno sábado do feriadão, trabalho pela manhã, visita marcada com cliente na Ilha do Governador para apresentação de produtos. Faz parte de nossas atribuições e aproveitando o ensejo, estiquei até a praia para fazer a foto desta linda capela para o Blog.

Como os mais íntimos sabem, sou fascinado por fotografia de Igrejas e eventualmente trago alguma aqui para o Blog, sendo que esta eu considero muito especial, pela sua localização a beira mar e pelas palmeiras que emoldura a foto, tornando ainda mais bonita.

A Capela Imperial Nossa Senhora da Conceição está localizada na Praia da Bica, no bairro carioca Jardim Guanabara. Figura como uma das construções mais antigas do bairro, sendo que fontes históricas datam o início de sua construção em 1625, em pedra e cal, pela mão de obra escrava. Contudo, a certeza de que a capela imperial tem pelo menos 350 anos está no documento oficial do “Auto de Medição” das terras da Ilha do Governador, de 1662, que relatam sua existência no Engenho de propriedade de Salvador Correia de Sá. 

A capela só foi doada à Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro em 1786. Trinta anos após a doação, em 1816, a capela passou por uma grande reforma, que ampliou suas laterais - recebendo, então, a forma que conserva até os dias atuais. Em 1999 aconteceu mais uma restauração que devolveu as feições originais ao altar. A capela foi tombada pelo patrimônio histórico em 1966.

A capela é um belíssimo exemplar da arquitetura religiosa do século XVII. Ela pertencia ao tenente André Alvares Pereira Viana e sua esposa Eugênia Filgueira de Barbosa. A construção é uma referência no bairro e em meio aos dias atuais, mantém os aspectos tradicionais e históricos, abrigando as atividades eclesiais cotidianas de uma igreja. Desde a criação da Igreja São José Operário, há 55 anos, a Capela Imperial faz parte desta paróquia.

Suas imagens originais foram roubadas em diferentes assaltos e, hoje, a capela conta apenas com imagens de gesso. Há indícios de que o altar da capela tenha sido trazido de navio da Alemanha, ou que tenha sido montado no Brasil, a partir de matéria-prima alemã, contudo não se tem a comprovação disso.

A capela, também conhecida como Capela Imperial Imaculada Conceição, é uma das mais procuradas para realização de casamentos no Rio de Janeiro, com média de cem celebrações por ano, além de batizados, bodas, 15 anos e outras celebrações. 

Uma cerimônia na capela deve, realmente, ser algo fascinante, fica a dica para aqueles que estão querendo se casar, contudo há de se ter parcimônia ao escolher os convidados, pois a mesma não é capaz de abrigar um grande número de pessoas.

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                         Marcel Peixoto

Nenhum comentário: