Translate

segunda-feira, 28 de abril de 2014

POST 117/2014 - A MIGRAÇÃO DA VIOLÊNCIA


Olá... A polícia militar trabalhando, foi alvo do clique de minha câmera, ao ver a viatura passar diante da minha varanda.   Quem não gosta de saber que a nossa polícia está trabalhando para nos resguardar?  Essa é a sua função primordial, o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública fluminense, sendo uma das forças militares deste estado brasileiro. 

Todos nós da Baixada Fluminense temos andado bastante preocupados com a migração do crime organizado para nossa região, principalmente motivada pela instalação das UPPs em várias comunidades da Cidade do Rio de Janeiro, não tenho dados estatístico para passar aqui no Blog, mas os depoimentos de amigos e conhecidos para mim é o melhor termômetro.

Fica muito claro para mim que, apesar de todo o esforço da secretaria de segurança estadual vem fazendo para reduzir a criminalidade,  as UPPs não são a solução do problema.  Não sou contra a instalação das mesmas nas comunidades, afinal precisamos retomar o territórios tomado pelos traficantes, mas juntamente com essa política outras devem ser implantadas para que não haja apenas a transferência do problema, que é o que está acontecendo.

As UPPs, na forma que estão sendo implantadas, me parece muito mais uma ação para "limpar" a Cidade Maravilhosa, palco de vários eventos de repercussão mundial, como a Copa e as Olimpíadas, do que uma busca efetiva de soluções. A questão é que cidades próximas ao Rio, que claro já tinham problemas como a criminalidade, estão sofrendo a migração da violência.  É como se varrêssemos a casa, escondendo a sujeira sob o tapete, assim a casa parece limpa, mas a sujeira ainda está lá. 

As atribuições da Polícia Militar abrange o Estado e não só a Cidade do Rio de Janeiro.  Como contribuição, enumero abaixo essas atribuições para que possam analisar e tirar suas conclusões sobre o desempenho de nossa PM:
  • No combate ao crime organizado, através de operações para a captura de criminosos ou apreensão de armas, drogas ou contrabando.
  • No atendimento direto à população, ajudando no transporte de doentes, na orientação de pessoas em dificuldades, na intervenção de disputas domésticas, no encaminhamento da população carente aos órgãos responsáveis por problemas de saneamento, habitação.
  • No policiamento especializado em áreas turísticas, estádios, grandes eventos e festas populares.
  • No controle e orientação do trânsito, mediante convênios com as prefeituras.
  • Na fiscalização e controle da frota de veículos, em ações integradas com outros órgãos públicos.
  • Na preservação da flora, da fauna e do meio ambiente, através de batalhão especializado.
  • No serviço de segurança externo das unidades prisionais e na escolta de presos de alta periculosidade.
  • No serviço de segurança de Fóruns de Justiça em municípios de todo o Estado.
  • No apoio a oficiais de Justiça em situações de reintegração de posse e outras determinações judiciais com risco.
  • Na segurança de autoridades do Executivo, do Legislativo e do Judiciário.
  • Na segurança de testemunhas e pessoas sob ameaça.
  • No apoio a órgãos públicos, estaduais e municipais, em atividades como ações junto à população de rua e trato com crianças e adolescentes em situação de risco social. (Wikipédia PMRJ) 
Esperamos melhores dias para a nossa segurança e enquanto isso não acontece, temos que nos apegar a Deus e pedir proteção para nós, nossa família e amigos.

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                        Marcos Marcel

Nenhum comentário: