Translate

terça-feira, 30 de setembro de 2014

POST 265/2014 - O VELHO E QUERIDO GAME BOY COLOR

22 de setembro de 2014

Olá... Iniciando mais uma semana e nesta segunda fraguei minha filha em um momento retrô,  com o seu velho e amado Game Boy Color.  Esse foi um presente de aniversário de 10 anos...  Neste ano a Nintendo lançou o Game Boy Advence e minha dúvida era qual dos dois eu compraria para ela, mas o lançamento era, pelo menos, 30% mais caro, assim ela que não era boba nem nada,  optou pelo mais barato, que garantiria o presente.

Na verdade ela sempre gostou de vídeo games e em uma visita de um amigo em minha casa com o seu filho ela teve o primeiro contato com o Game Boy do menino, se apossou do brinquedo foi difícil devolvê-lo. Daí a escolha pelo seu presente  ficou sacramentada.

O Game Boy Color apresenta uma tela colorida e é ligeiramente mais grosso e alto do que o Game Boy Pocket.  Assim como o Game Boy original, ele possui um processador de 8-bit.  Combinados, o Game Boy e o Game Boy Color venderam 118,69 milhões de unidades no mundo todo.

Este novo game  faz parte da gama de potências portáteis que revolucionaram a forma de jogar. Ao longo de treze anos a Game Boy tornou-se o dispositivo portátil mais adorado do planeta, com mais de 100 milhões de unidades vendidas. A Game Boy Color traz um impressionante arco-íris de mais de 32.000 cores possíveis ao ecrã brilhante de 44 x 39 mm, juntamente com o dobro do poder de processamento do seu congênere monocromático.

O Game Boy Color foi uma resposta à pressão das desenvolvedoras de jogos por um sistema de jogo novo e mais sofisticado, já que elas sentiam que o Game Boy, mesmo em sua última versão, o Game Boy Pocket, era insuficiente. O produto resultante era reversamente compatível, o primeiro portátil capaz de fazer isto, expandindo a grande biblioteca de jogos e se instalando na base do seu predecessor. Isto se tornou um elemento chave na linha Game Boy, pois permitia que cada lançamento em sua família tivesse à disposição uma biblioteca significantemente maior do que a de seus competidores desde o começo.

Jogos criados especificamente para o Game Boy Color eram mantidos em cartuchos de cor limpa. Eles não são compatíveis com o Nintendo DS.  Jogos projetados para o Game Boy Color, mas que também incluem compatibilidade reversa com o antigo Game Boy, possuem um design similar aos cartuchos cinza para Game Boy, mas são de cor preta para identificação. Os lançamentos europeu e norte-americano de Pokémon Yellow e Pokémon Gold/Silver apresentam cartuchos de cor diferenciada, embora eles sejam tecnicamente idênticos aos cartuchos pretos.

Enfim, o Game Boy Color marcou uma era e fez sem dúvida a alegria de muitas crianças, inclusive a minha.

Até a próxima,
                        Amo vocês,
                                           Marcel Peixoto.

Nenhum comentário: