Translate

terça-feira, 23 de setembro de 2014

POST 258/2014 - A LARANJA E A NATUREZA MORTA

15 de setembro de 2014

Olá... Nesta segunda-feira resolvi fazer uma foto em homenagem aos pintores da antiguidade de retratavam a natureza morta e fiz a composição acima para o Blog de hoje. O termo natureza-morta é um tipo de pintura ou fotografia em que se vê seres inanimados, como frutas, louças, instrumentos musicais, flores, livros, taças de vidro, garrafas, jarras de metal, porcelanas, dentre outros objetos, como referências à história da arte.

Contudo pretendo ir além do que falar sobre arte, vou comentar sobre a laranja, mais especificamente sobre a laranja lima, a qual eu adoro.  Existem alguns tipos diferente de laranjas e o que as diferem? A principal diferença é o sabor. Basicamente, as centenas de tipos de laranja pertencem a duas espécies diferentes. A primeira delas, a Citrus sinensis, reúne as laranjas doces, como a lima, a bahia, a pêra (representa 70% do mercado brasileiro) e a seleta. Todas elas são apreciadas no preparo de sucos, doces ou no consumo puro. A segunda espécie, a Citrus aurantium, concentra os tipos ácidos, como a laranja azeda. 

A casca e a polpa servem para a fabricação de doces, enquanto as flores são usadas na extração de perfumes. As laranjas são nativas da Ásia, provavelmente do arquipélago malaio - que hoje abrange países como Indonésia, Filipinas e Malásia -, ou do sul da China, onde a fruta já era conhecida há 4 mil anos. No século 16, os colonizadores portugueses trouxeram a novidade para o Brasil.

A adaptação não poderia ter sido melhor: hoje em dia, nosso país lidera a produção mundial de laranjas, dominando 33% do mercado. A cidade de Nova Iguaçu já foi no passado grande produtora de laranjas. As laranjas da nossa Baixada Fluminense eram um produto altamente consumido na Europa; e, obviamente, um produto tipicamente feito para a exportação. A fase da laranja teve o seu apogeu em Nova Iguaçu entre os anos de 1920 e 1940. Hoje temos concentrando grande parte da produção na cidade de Itápolis em São Paulo.  

Saborosa e suculenta, a laranja também tem lugar cativo nas dietas saudáveis.   A principal característica da fruta é a grande quantidade de vitamina C - para um adulto, duas laranjas por dia suprem as necessidades diárias do nutriente. Difícil mesmo é evitar a confusão com outras frutas parecidas. Muita gente pergunta, por exemplo, se a grapefruit ou pomelo não passa de uma laranja maior e mais amarga. Na verdade, o pomelo é um parente próximo da laranja, mas pertence a uma outra espécie, a Citrus paradisi, natural das Antilhas. 

Mas com seu sabor suave e doce, a lima é a menos ácida entre as laranjas populares. Por causa disso, é recomendada para crianças pequenas e pessoas com problemas digestivos. A polpa suculenta é ótima para ser comida diretamente, mas em geral não é usada no preparo de pratos ou na indústria e é a minha favorita, não desmerecendo as demais.

Até a próxima,
                        Amo vocês,
                                           Marcel Peixoto.

Nenhum comentário: