Translate

domingo, 28 de setembro de 2014

POST 263/2014 - SANHAÇU COMEDOR DE GOIABA

20 de setembro de 2014

Olá... Neste sábado, mais uma vez, fui buscar a natureza na intenção de encontrar algo interessante e acabei me deparando com a goiabeira da foto.   Num primeiro momento observei algumas goiabas comidas e não demorou muito para aparecer comilão, um belo pássaro com um tom azulado.

Trata-se do sanhaçu-cinzento é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Também conhecido como sanhaçu-do-mamoeiro, sanhaçu, sanhaçu-comum, sanhaçu-da-amoreira, e no Nordeste como pipira-azul e sanhaçu-azul (Natal/RN). É uma das aves mais comuns do país, conhecida por realizar acrobacias em meio a disputa por frutas com outros pássaros.

O sanhaçu-cinzento mede de 16,5 a 19 cm de comprimento, pesando em média 42 gramas. Possui plumagem cinzenta fosca e ligeiramente azulada, com partes inferiores mais claras. As penas  são marginadas de um azul um pouco mais pronunciado com reflexos verdes, próximo de azul-turquesa, o mesmo efeito encontrado nos ombros e nas margens das asas. Jovens têm uma cor mais esverdeada-pardacenta. 

É a espécie mais comum de sanhaçu do Brasil. Costuma frequentar a parte baixa da vegetação, da borda da mata. Ocupa áreas urbanas, inclusive grandes centros, é comum em jardins e pomares.  Esta espécie gosta de banhar-se. Cantam durante todo o ano, possui um canto longo, entrecortado pelo som de notas altas e baixas. Anda quase sempre em casais ou pequenos grupos. É observado com outras espécies de sua família.

Vivem solitários ou em pequenos bandos, e são muito competitivos na hora da alimentação. Frutos, folhas, brotos, flores de eucalipatos e insetos, entre estes os alados de cupim (“aleluias” ou “siriris”) capturados em voo. Vive normalmente na copa das árvores em busca dos frutos maduros, mas é intrépido o suficiente para apanhar também os caídos, preferindo até os que já estejam infestados de larvas e desfrutando-os com outras aves, como a saíra-amarela e o sabiá-da-praia. Aprecia muito os frutos do tapiá ou tanheiro (Alchornea glandulosa). Costuma frequentar comedouros com frutas.

No ritual de acasalamento o macho agita os ombros para a fêmea.  Nidificam em forquilhas de árvores de copa densa, entre 1,5 e 9 m de altura. O ninho é uma taça compacta feita de folhas, musgos e fibras, possuindo um diâmetro de 11 cm. São postos de 2 a 3 ovos, incubados pela fêmea. Após 12 a 14 dias emergem as crias, que são alimentadas por ambos os pais. Com 20 dias de vida os jovens alçam voo.

Até a próxima,
                        Amo vocês,
                                            Marcel Peixoto.


Nenhum comentário: