Translate

sábado, 6 de setembro de 2014

POST 239/2014 - BAIA DE GUANABARA E SEUS ENCANTOS

27 de agosto de 2014

Olá... Nesta quarta-feira, mais uma vez passando pela Ilha do Governador, num dia nublado e com uma cara de que a qualquer momento choveria, resolvi dar uma paradinha para contemplar as belezas do Rio, vista de uma outra perspectiva e acabei por fazer a foto de hoje do Blog, que mais uma vez deixei em P&B para combinar com a paisagem.

Se atentarmos para a foto, podemos ver, bem ao fundo na extrema direita, o morro onde está o Cristo Redentor, o outro morro mais a esquerda é o Pão de Açúcar e cruzando a Baia de Guanabara está a Ponte Rio-Niterói, um marco da Engenharia brasileira. Num primeiro plano a direita, temos um deck onde pescadores fazem sua tentativas, na esperança de fisgar um bom peixe (Para melhor visualizar os detalhes da foto, clique sobre ela).

Sempre que penso neste cenário, tento me reportar ao passado e imaginar este local quando da chegada dos portugueses ao Rio de Janeiro.   Estas terras eram habitadas pelos índios termiminós que, em 1º de janeiro de 1502, foram descobertos pelos portugueses, que sairão de Portugal no ano anterior em  uma expedição exploradora, atribuído por alguns autores a Gaspar de Lemos, que aportou em nossa baia.

Os portugueses a confundiram com a foz de um grande rio, ao qual denominaram "Rio de Janeiro", por ter sido descoberto no mês de janeiro.  Os indígenas locais, entretanto, tinham já uma designação na línguá tupi para a mesma: Iguaá-Mbara (iguaá = enseada do rio, e mbará = mar), ou então guana ("seio") bara ("mar"), "mar do seio", em referência a seu formato arredondado e à fartura de pesca que proporcionava, ou ainda kûárana pará, pela junção de kûá, "enseada", rana, "semelhança" e pará, "mar".   O nome é uma alusão ao fato de, na época, a baía não ter a entrada tão estreita como tem hoje, pois o conjunto dos morros Cara de Cão, Pão de Açúcar e Urca formavam uma ilha chamada Ilha da Trindade e não uma península, como ocorre hoje, fruto de um aterramento realizado no século XVI).

A baia é a resultante de uma depressão tectônica formada no Cenozoico, entre dois blocos de falha geológica: a chamada Serra dos Órgãos e diversos maciços costeiros, menores.  Constitui a segunda maior baía, em extensão, do litoral brasileiro, com uma área de aproximadamente 380 km², ficando apenas atrás da baia de Todos os Santos no estado da Bahia (1.233 km²).

As profundidades médias na baía são de 3 metros na área do fundo, 8,3 metros na altura da Ponte Rio-Niterói e de 17 metros no canal de entrada da barra. Na área do fundo, onde desaguam a maior parte dos rios, o acúmulo de sedimentos constituiu manguezais, envoltos pela vegetação própria da Mata Atlântica.  

No interior da baía concentra-se uma grande quantidade de ilhas e ilhotas, entre as quais as mais conhecidas são a Ilha do Governador (local da foto), a Ilha do Fundão, a ilha de Paquetá e a Ilha Fiscal. Além disso, a baía abriga dezenas de espécies botãnicas, zoológicas e ictiológica. Entre as espécies que habitam ou procuram a baía de Guanabara para se alimentar ou se reproduzir, destacam-se os golfinhos, tartaruga-marinhas, bagres, paratis, sardinhas, tainhas e outros.

Embora as águas da baía se renovem em contato com as do mar, ela é a receptora final de todos os efluentes líquidos gerados nas suas margens e nas bacias dos 55 rios e riachos que a alimentam. Entre as fontes potenciais de poluição contam-se 14 000 estabelecimentos industriais, quatorze terminais marítimos de carga e descarga de produtos oleosos, dois portos comerciais, diversos estaleiros, duas refinarias de petróleo, mais de mil postos de combustíveis e uma intrincada rede de transporte de matérias-primas, combustíveis e produtos industrializados permeando zonas urbanas altamente congestionadas.

Diante da perda secular de áreas de manguezal, exploradas sob os mais variados aspectos, a baía atualmente agoniza, vítima da poluição dos esgotos domiciliares e industriais, além dos derrames de óleo e da crescente presença de metais pesados em suas águas. Vários projetos já foram desenvolvidos no sentido de sua despoluição, contudo muito pouco foi feito na prática. Esperamos ver ações mais contundentes, nos próximos anos,  no sentido de salvar a nossa querida Baia de Guanabara.

Até a próxima,
                        Amo vocês,
                                            Marcel Peixoto.

Nenhum comentário: