Translate

sábado, 20 de setembro de 2014

POST 251/2014 - TANGARÁ ORNATA

08 de setembro de 2014

Olá... Iniciando a semana nesta segunda, trabalhando e ao mesmo tempo dando maior atenção a natureza que nos cerca.  Este tipo de hábito que venho consolidando em mim, tem me trazido grandes surpresas agradáveis, como por exemplo encontrar este belo pássaro e ter a oportunidade de fotografá-lo para poder compartilhar com vocês aqui no Blog.

Mas o principal aprendizado é justamente isso, ter essa conectividade com a natureza. Descobrir que mesmo na cidade, se dermos mais atenção a Ela, seremos sempre recompensados, com imagens, sons, odores, toques em superfícies diferentes e ainda experimentarmos sabores inusitados.  O contato com a natureza nos traz paz, tranquilidade, na verdade é uma expressão de amor.

E assim, vou trazendo um pouco destes encontros, para dividir com vocês no Blog. Este pássaro em especial, apesar de não ser raro, tive muita dificuldade em identificá-lo, o que me salvou foi observar umas peninhas amarelas em sua asa e daí descobri tratar-se de um sanhaçu-de-encontro-amarelo. (clique na foto para ampliá-la)

O sanhaço-de-encontro-amarelo (Thraupis ornata - tangará ornata) é um médio-pássaro brasileiro, que pertence a família dos Tiês (Thraupidae). Ocorre principalmente na região sudeste do Brasil, podendo ser encontrado também em estados como: Bahia, Paraná e Santa Catarina. Ele é  uma ave passeriforme da família Thraupidae. Conhecido também como sanhaço-da-serra, sanhaço-de-encontro e sanhaço-rei. 

É uma espécie facilmente identificável pela coloração azul-acinzentada escura e coberteiras superiores das asas amarelas (o que lhe rendeu o nome), diferenciando-se bem das outras espécies de sanhaços. Em alguns indivíduos, independente do sexo e da distribuição geográfica, o amarelo das primárias estende-se por todas as rêmiges, chegando até a região uropigial. Medem cerca de 16–19 cm, sendo facilmente identificável por apresentar características marcantes, se diferindo bem das outras espécies de sanhaços.

Sua dieta é a base de frutas pequenas e geralmente duras de árvores, arbustos e cipós. Também se gostam de folhas, botões e néctar podendo caçar insetos em voo como cupins e borboletas. Ao se alimentar de frutos contribui para a dispersão de sementes em áreas verdes urbanas.

A postura da fêmea varia de 2-4 ovos; a incubação leva em média 12-14 dias, sendo que os filhotes saem do ninho após 18 dias. Os jovens apresentam uma coloração mais escura do que os adultos.

Mais um exemplar, de muitos que ainda pretendo fotografar.

Até a próxima,
                        Amo vocês,
                                            Marcel Peixoto.





Nenhum comentário: