06 de setembro de 2014
Olá... Neste sábado prometi a minha filha, finalmente comprar o seu presente de aniversário. Então, fui rumo a Galeria River em Copacabana, local especializado em venda de produtos para esportes radicais... Na verdade fomos atrás de algo nem tão radical assim, um patins...
Como estacionar na zona sul é um parto, pesquisamos antes e descobrimos que no Hotel Mercure, bem próximo a galeria, tem um estacionamento. Assim, após o café da manhã, partimos para Copa... Chegamos em 45 minutos e fomos felizes para o estacionamento escolhido, contudo, para nossa surpresa, estava lotado... Aí começou o nosso martírio... Rodamos entre Copacabana e Ipanema por outros 45 minutos até finalmente encontrar outro estacionamento para parar o carro.
Passado o sufoco, fomos as compras... Depois de fazer uma "criança" feliz, fomos dar uma olhadinha no Forte Copacabana e de lá fiz a foto das pedras do arpoador para o Blog de hoje.
A Pedra e Praia do Arpoador é um pequeno e movimentado trecho de areia que situa-se entre uma pequena península de rocha onde fica o Forte de Copacabana e a parte inicial da Praia de Ipanema.
O local é famoso por causa da da bela vista do oceano e algumas ilhas, e também pela vista da praia de Ipanema e praia do Leblon, tendo como fundo deste cenário, atrás do Leblon, o Morro Dois Irmãos e Pedra da Gávea. No passado era comum a caça de baleias com arpões pelos índios e portugueses nas proximidades da costa. Daí o local ficou conhecido como a Pedra do Arpoador que acabou emprestando o nome á praia.
A praia, com aproximadamente 500 metros, é muito badalada entre os surfistas pois, além de contar com boas ondas para a prática do esporte, conta com iluminação especial durante à noite. O local oferece ainda aparelhos de musculação, pista de skate e quiosques, além do parque garota de Ipanema, onde artistas brasileiros e internacionais fazem apresentações populares.
O material que compõe a pedra da Arpoador chama-se Gnaisse facoidal e é muito comum em toda a cidade, não só na natureza, como também em várias fachadas e monumentos. O fato de caminhar sobre a grande rocha, com alguns trechos íngremes e acidentados, cercada de mar, por si só, já é um espetáculo.
Queria ter curtido mais, mas tínhamos compromisso e logo retornamos para casa, mas na certeza que voltaremos em breve.
Até a próxima,
Amo vocês,
Marcel Peixoto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário