Translate

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

POST 260/2014 - PARQUE GRÁFICO DE "O GLOBO"

17 de setembro de 2014

Olá... Nesta quarta-feira concentrei o meu trabalho na Baixada e acabei indo até a Vila São Luiz em Caxias, entregar alguns produtos em uma obra. Por sorte eu estava com um amigo que conhece muito bem a região, então não foi difícil de chegar ao local de forma precisa.  

Por sugestão deste mesmo amigo, fomos almoçar no Shopping Caxias e estacionamos no terraço, ao descer do carro avistei o prédio do parque gráfico das organizações Globo e como acho esta arquitetura mito bonita, resolvi fazer a foto acima para o Blog de hoje.

O Parque Gráfico do GLOBO foi inaugurado em 12 de janeiro de 1999. Instalado no quilômetro 2,5 da Rodovia Washington Luís (Rio-Petrópolis), em Duque de Caxias, o complexo — o maior e mais moderno da América Latina — ocupa uma área de 175 mil metros quadrados. Suas máquinas têm capacidade de imprimir 800 mil exemplares nos dias úteis e dois milhões aos domingos. O investimento total para erguer o parque foi da ordem de US$ 180 milhões.

O crescimento de O Globo, que chegava a vender um milhão de exemplares aos domingos em função dos fascículos, levou Roberto Marinho a expandir o empreendimento. O jornal Extra estava para ser lançado e as máquinas rotativas não eram suficientes para imprimir o volume de informação produzido pelos jornalistas. O grupo de comunicação precisava investir em novas instalações e decidiu criar um novo Parque Gráfico.

Edifício Industrial com forte apelo arquitetônico, o Parque Gráfico do Jornal O Globo, apresenta uma estrutura que se apóia em 22 colunas metálicas dispostas em alturas e ângulos de inclinações variáveis. A cobertura branca, apoiada nas colunas inclinadas apresenta porte monumental, sugerindo a quem observa o movimento do papel passando pela rotativa.

O parque gráfico é composto por três edifícios interligados. O edifício central recebeu tratamento diferenciado, a cobertura metálica branca sugere um pouso suave sobre seu corpo, enquanto os fechamentos laterais são feitos por uma pele de vidro.

A cobertura se apóia em 22 colunas metálicas de 16 polegadas de diâmetro dispostas em diversos ângulos de inclinação e com altura que varia de 16 a 25 metros a partir do nível do piso. O sistema de apoio da cobertura é reforçado por mãos francesas de chapas metálica como pode ser observado na na foto do Blog.  Sem dúvida é uma estrutura muito bonita. 

Até a próxima,
                        Amo vocês,
                                            Marcel Peixoto.

Nenhum comentário: